Projeto RIZOMA realiza concerto “Raízes Sonoras: Um Encontro Afro-Lusófono” em Lisboa, no âmbito do PROCULTURA
8 de Novembro de 2024
Realiza-se no próximo dia 19 de novembro, às 18h30, no Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, o concerto Raízes Sonoras: Um Encontro Afro-Lusófono, promovido pelo projeto Rizoma, no âmbito do PROCULTURA
O projeto Rizoma, tem como objetivos promover o setor da música e das artes cénicas como potenciadores da economia e da educação formal e informal junto das camadas infantojuvenis, bem como recuperar e divulgar a cultura musical e cénica dos PALOP-TL nos países de origem e na diáspora como meio de promoção do multiculturalismo e inclusão social.
A Orquestra Geração, parceria do projeto, teve a seu cargo a formação de 20 maestros e professores em São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau, responsáveis pela criação das primeiras orquestras sociais PALOP-TL, que reúnem mais de uma centena de jovens das suas regiões, e pela organização de concertos, compilando um repertório colecionado no âmbito do projeto.
Este concerto Raízes Sonoras: Um Encontro Afro-Lusófono reúne a Orquestra GeraJazz da Orquestra Geração, composta por jovens músicos, e artistas convidados do mundo da música africana – Clismar Carvalho, maestro da orquestra social Rizoma em São Tomé e Príncipe, e as grandes vozes da lusofonia, Anastácia Carvalho, Karyna Gomes, Isabel Novella, assim como a violinista Edvânia Moreno, o percussionista Iúri Oliveira, o mestre griot do Kora José Braima Galissá, e Vanessa Faray, cantora na orquestra social Rizoma – numa celebração vibrante das culturas musicais dos PALOP.
De acordo com o Maestro Eduardo Lála, coordenador técnico-pedagógico da formação e que vai dirigir este concerto, “o espetáculo não só apresenta uma fusão de géneros musicais como o jazz e os ritmos tradicionais africanos, mas também simboliza o impacto transformador da música na promoção da coesão social, inclusão e desenvolvimento económico. Neste concerto vamos testemunhar como a música pode capacitar estes jovens a desenvolver competências artísticas, sociais e culturais que podem abrir portas para novas oportunidades, incluindo no setor das indústrias criativas”.
No início do evento, terá lugar uma breve conversa entre o maestro, os artistas e um representante do PROCULTURA sobre o projeto Rizoma.
Este espetáculo é uma oportunidade única de celebração cultural, enquanto se testemunha o impacto direto que a música pode ter na vida de jovens que encontram nela uma fonte de inspiração e transformação.
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.