Saltar para o conteúdo

São Tomé e Príncipe: PROCULTURA assinala a conclusão do projeto «Entreposto das Artes»

  • São Tomé e Príncipe

12 de Maio de 2025

Abril foi um mês marcado pela conclusão de vários projetos apoiados pelo PROCULTURA e, em São Tomé e Príncipe, assistiu-se ao encerramento do «Entreposto das Artes».

Foi no dia 22 de abril, no espaço da F.A.C.A. (Fábrica das Artes Ambiente Cidadania Activa), na Roça Água Izé, que se assinalou o término de mais de três anos de atuação deste projeto, implementado em São Tomé e Príncipe e em Cabo Verde. A cerimónia, onde foram apresentados os principais resultados alcançados, contou com a presença da Ministra da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior, Isabel Abreu, assim como de vários representantes governamentais e diplomáticos e incluiu alguns momentos culturais, como atuações de música, dança e Tchiloli, teatro popular e património cultural são-tomense, que constitui a manifestação cultural mais conhecida e documentada do país.

O «Entreposto das Artes», implementado pela Associação «Roça Mundo» em parceria com o «M_eia» (Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura, de Cabo Verde), teve como objetivo promover o emprego e a geração de rendimento sustentável através da dinamização do setor cultural. Das atividades desenvolvidas ao longos dos últimos três anos, destacam-se as formações em artes performativas, olaria, música e construção de instrumentos musicais; a aquisição de equipamentos de som e luz e melhorias no espaço «CACAU»; a promoção de residências artísticas e o importante envolvimento na realização das duas últimas edições da Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe.

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos