Timor-Leste: Formação em Técnicas de Pintura e Desenho, no âmbito do PROCULTURA, termina com exposição de trabalhos
5 de Maio de 2025
Timor-Leste: Painting and Drawing Techniques training under the PROCULTURA programme ends with a work exhibition
The Artistic Training in Painting and Drawing Techniques concluded on 4 April at the Jorge Sampaio Cultural Centre in Dili. The project was part of DIVERSIDADE, the funding instrument for small-scale initiatives under the PROCULTURA programme.
Timor-Leste : La formation en techniques de peinture et de dessin, dans le cadre du programme PROCULTURA, s’achève par une exposition de travaux
La clôture de la formation artistique en techniques de peinture et de dessin a eu lieu le 4 avril dernier, au Centre Culturel Jorge Sampaio, à Dili. Cette formation s’inscrivait dans le cadre du projet DIVERSIDADE, l’instrument de financement de petits projets du PROCULTURA.
Decorreu no passado dia 4 de abril, no Centro Cultural Jorge Sampaio, em Díli, o encerramento da Formação Artística em Técnicas de Pintura e Desenho, um projeto no âmbito do DIVERSIDADE, o instrumento de financiamento de pequenos projetos do PROCULTURA.
O evento, que contou com a presença e as palavras de abertura dos
representantes da Secretaria de Estado da Arte e Cultura (SEAC) e dos
financiadores, assinalou a conclusão das atividades, dando a conhecer o
trabalho que os formandos realizaram ao longo do curso. Para além da
entrega de certificados de participação aos jovens artistas, o evento
incluiu também uma exposição dos trabalhos desenvolvidos durante
formação.
Esta atividade de capacitação, que beneficiou 14 jovens artistas plásticos iniciantes, decorreu ao longo dos últimos meses na SEAC, tendo sido dinamizada pelos formadores Eduardo M. da Piedade e Mário Lobo, e coordenada pelo artista Marcos Maia Sousa e Silva.
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.