Saltar para o conteúdo

TUNTUNHI é apresentado no Festival TODOS

3 de Setembro de 2024

O Festival TODOS apresenta, no dia 15 de Setembro, às 16h00, no Auditório da Escola Secundária de Camões, em Lisboa, a peça TUNTUNHI

A migração é o tema central do espetáculo. Neste novo capítulo, ao grupo de participantes original da zona de Almada, juntam-se agora participantes da zona de Arroios, pessoas da comunidade, alguns alunos da Escola de Camões, migrantes e descendentes de migrantes de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Haiti, Nepal, Venezuela, Paquistão e Portugal.

TUNTUNHI tem direção artística e coreografia de Filipa Francisco e foi criado no âmbito do projeto “Corre-Mundos – Transformação pela Art’Inclusiva”, que pretende capacitar o desenvolvimento pessoal, social e comunitário de migrantes e descendentes de migrantes através da arte. Este projeto foi promovido pela Associação Almada Mundo e apoiado pelo PARTIS & Art for Change (Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “la Caixa”) e é agora dinamizado pela associação Mundo em Reboliço.

Filipa Francisco tem desenvolvido um extenso corpo de trabalho coreográfico, muito ligado às questões sociais e à inclusão. Trabalhou, por exemplo, em projetos com jovens da Cova da Moura, com reclusos do estabelecimento prisional de Castelo Branco e com diversas comunidades migrantes.

Procura aproximar a dança de diferentes públicos usando estratégias de envolvimento que passam pelo recurso a memórias e vivências ou por cruzamentos entre o reportório das danças tradicionais com o contemporâneo.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos