Saltar para o conteúdo

Xiquitsi participa no “The Musical Solidarity Project – COVID-19”

  • Moçambique

29 de Junho de 2020

Os alunos do projecto Xiquitsi, dinamizado pela associação moçambicana Kulungwana, irão participar no "Musical Solidarity Project - COVID-19"

O projecto “Musical Solidarity Project” tem como objectivo criar uma performance virtual da peça “Va pensiero” da ópera Nabucco, considerada um dos grandes símbolos musicais de esperança. Cantores, instrumentalistas, solistas, músicos de orquestra, estudantes de música e músicos amadores são desafiados a fazer uma gravação da peça de Verdi. As várias gravações serão, posteriormente, transformadas num único vídeo, que pretende transmitir solidariedade, unidade e esperança e romper com barreiras geográficas e institucionais.

Através de uma colaboração a nível global entre 55 casas de ópera, orquestras e outras instituições culturais e cerca de 500 artistas, irá decorrer, no dia 1 de Julho de 2020, às 10:00 (GMT+2),  a performance online “Va Pensiero” da ópera Nabucco de Verdi.

Os alunos do projecto Xiquitsi, dinamizado pela Associação para o Desenvolvimento Cultural Kulungwana, irão participar no concerto. A Kulungwana organiza, desde 2005, o Festival Internacional de Música de Maputo. Os géneros musicais privilegiados são a música clássica e o jazz acústico. Em 2013, começou o projecto Xiquitsi, que desenvolve duas grandes actividades: uma temporada de música clásssica em Maputo e nos arredores da cidade; e a formação de orquestras e coros moçambicanos, que visa a integração, inserção social e capacitação profissional por intermédio do ensino colectivo de Música. A Orquestra Juvenil de Música Clássica de Moçambique foi formada através do projecto Xiquitsi.

Para mais informação sobre a performance virtual de Verdi consultar a página https://www.nofaryacobi.com/virtualverdichoir-covid-19