Saltar para o conteúdo

Yassmin Forte é uma das cinco vencedoras do Prémio de Fotografia Africana Contemporânea 2023

13 de Setembro de 2023

A fotógrafa moçambicana Yassmin Forte é uma das vencedoras do Prémio de Fotografia Africana Contemporânea 2023, com o trabalho "This is a story about my family".

Yassmin Forte nasceu em Quelimane, Moçambique, em 1980. “This is a story about my family” procura analisar os efeitos do colonialismo e da migração a partir da história familiar da artista, focando-se em três aspectos: a família, a migração e a história dos africanos utilizando os arquivos da família. A fotógrafa procura investigar “a forma como os africanos se tornaram o resultado de misturas, migrações e colonização, histórias misturadas e padrões repetidos”, descontruindo a sua própria identidade africana neste processo.

O Prémio de Fotografia Africana Contemporânea é o prémio internacional para a fotografia africana contemporânea e tem sido atribuído anualmente desde 2012 a cinco fotógrafos. Os vencedores deste ano são Nadia Ettwein, Yassmin Forte, Maheder Haileselassie, Carlos Idun-Tawiah e, agora, o vencedor por duas vezes, Léonard Pongo. Os projectos foram criados no continente africano ou estão relacionados com a diáspora africana.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos