Saltar para o conteúdo

Abut

Animação itinerante com crianças e jovens

A Abut é uma editora timorense de livros para crianças entre os 2 e os 14 anos, incluindo audiolivros.

Abut is an East Timorese publisher focused on books for children and youths between 2 and 14-years old.. The publisher has an itinerant library, “Tiga Roda” (three wheels), which is also an instrument to promote cultural activities in communities around Dili. “All the work we carry out, we do it so as not to focus only on tasks but also to foster family and community participation. We create products that take into account the local reality and local needs”.

A Abut é uma editora timorense especializada em livros para crianças entre os 2 e os 14 anos, incluindo audiolivros. Não se limitando à publicação de obras, dinamiza actividades de promoção da leitura, educativas, e de desenvolvimento da criatividade através da articulação com a música. Dispõe de uma biblioteca que serve a comunidade e de uma biblioteca itinerante, a “Tiga Roda” (Três-rodas) que constitui um instrumento de animação comunitária, nos bairros de Dili, em torno do livro. A Abut desenvolve também recursos pedagógicos ajustados à realidade sociocultural do país, jogos e brinquedos, procurando relançar os jogos tradicionais timorenses.

A Abut promove actividades para crianças entre os 2 e os 5 anos onde estas trabalham as competências indicadas para as respetivas idades, de forma a prepararem-se para a entrada na escola. Todas as aprendizagens são realizadas de forma criativa e prática, facilitando à criança o acesso a estímulos adequados e necessários para o seu crescimento e desenvolvimento integral. Este trabalho inclui uma grande proximidade com as famílias.

“Consideramo-nos criativos porque realizamos actividades únicas na área da educação para crianças entre os 2 e os 14 anos. Todo o trabalho que desenvolvemos é realizado de forma a não se focar apenas em tarefas, mas na intervenção familiar e comunitária. Criamos produtos tendo em consideração a realidade e as necessidades locais. Fomos a primeira editora privada a ser criada no país e fomos os primeiros a lançar livros originais com textos e ilustrações que consideram a realidade local e os primeiros a lançar livros originais em língua portuguesa.”