Saltar para o conteúdo

Alberto Fortes

Valorizar as artes dos “quadradinhos”

Alberto Fortes é um ilustrador e designer cabo-verdiano. Utiliza as abordagens e recursos “artesanais” e digitais.

Alberto Fortes is an illustrator and designer from Cape Verde. He uses both “artcraft” approaches and resources, like ink and paper, and digital resources, creating vectorial illustrations, digital paintings, storyboards. Alberto Fortes takes pleasure in making his art available to children, teenagers and adults.

É um ilustrador / designer freelancer cabo-verdiano. Trabalha nesta área desde 2011, mas recorda que sempre gostou de desenhar e de aprender: “decidi aprender design para melhorar as minhas habilidades”. Nos seus trabalhos utiliza quer as abordagens e recursos “artesanais”, tinta e papel, quer os recursos digitais, criando ilustrações vectoriais, pinturas digitais, storyboards… Tem gosto em criar produtos nacionais no ramo das artes de “quadradinhos”, livros de contos, e outros, e em colocar a sua arte ao dispor do público infanto-juvenil e adulto. Utiliza as diversas plataformas digitais para divulgar o seu trabalho e tem clientes entre as principais instituições do Estado e empresas de referência no país, dedicando-se à ilustração e design a tempo inteiro.

Os seus principais projectos são “sair, especializar-se em artes visuais, abrir um atelier de arte aqui em Cabo Verde e de seguida uma editora de publicação de banda desenhadas e contos.”

Considera que faz falta uma associação de ilustradores e designers, até para ajudar a valorizar esse trabalho em Cabo Verde. E “é preciso criar uma lei de regularização do mercado das artes visuais e gráficas aqui em Cabo Verde.”

Sector

Artes Visuais
País

Cabo Verde
Web

Web-site 

Endereço electrónico tipyras@gmail.com