Saltar para o conteúdo

Arte de Gema

Uma abordagem holística da actividade artística

A Arte de Gema, criada em 2016, é uma galeria e agência de artes fundada pelo artista plástico Gemuce.

Visual artist Gemuce created Arte de Gema in 2016 as a gallery and art agency. It follows a holistic approach, as space for exhibiting and selling, or renting, art work; and providing services in communication, negotiating on behalf of artists, and producing exhibitions. Gemuce envisages developing projects of artistic residency and local and international exchanges.

A Arte de Gema, criada em 2016, é uma galeria e agência de artes fundada pelo artista plástico Gemuce, na continuação de um projecto de há alguns anos. A ideia surgiu pela constatação da necessidade de criar espaços que separassem arte e artesanato (como era comum haver na cidade) e, além disso, da vontade de representar artistas em feiras e eventos internacionais: “representamos e actuamos no contexto moçambicano e na valorização do património artístico e cultural local”. Por outro lado, os fundadores constataram que faltavam espaços para apoiar os artistas nas suas actividades e procedimentos.

A Arte de Gema segue uma abordagem holística à actividades artísticas, sendo um espaço de exposição e venda ou aluguer de obras de arte, prestando serviços de agenciamento artístico, comunicação e produção de exposições, contando com uma equipa de 5 pessoas. Trabalham para clientes particulares, artistas, ONG e Estado, divulgam as obras, artistas e serviços nas suas redes de contatos nacionais e internacionais, participam em eventos, utilizam os media tradicionais e a Internet. Têm parcerias com pessoas de referência no sector cultural, como Rafael Mouzinho (artista plástico) ou Mauro Pinto (fotógrafo)  e com entidades privadas e públicas como o Centro Comercial Marés e o Ministério da Cultura.

A galeria Arte de Gema ambiciona alargar o número de artistas representados, desenvolver projectos de residências artísticas e intercâmbios locais e internacionais, ajudar os artistas na valorização dos trabalhos, através de workshops e sessões de recomendação. Para tal consideram fundamental a aplicação da Lei do Mecenato, a divulgação estruturada de artistas e a formação de públicos ou seja, um maior investimento no sector.

Sector

Artes Visuais
País

Moçambique
Web

Web-site 

Morada Centro Comercial Marés, Loja G13, Av Marginal, 9519 Maputo, Moçambique

Endereço electrónico artedegema@gmail.com