Saltar para o conteúdo

Artissal

Promover o valor social e económico da panaria


Artissal

The pinti fabrics are used traditionally in the most important ceremonies in the lives of the local communities. Artissal began researching and retrieving ancient materials and design patterns and weaving practices, while bettering the quality of raw materials and work processes (that now include also women). Artissal integrates fair trade networks and created local cooperatives to ensure fairer prices.


Artissal

Les tissus pinti sont utilisés traditionnellement dans les cérémonies les plus importantes de la vie des communautés locales. Artissal a commencé à rechercher et à récupérer des matériaux anciens et des modèles de conception et des pratiques de tissage, tout en améliorant la qualité des matières premières et des processus de travail (qui incluent maintenant aussi les femmes). Artissal intègre des réseaux de commerce équitable et crée des coopératives locales pour assurer des prix plus justes


Os panos de pinti são tradicionalmente utilizados nas mais importantes cerimónias da vida das pessoas e comunidades.

Fundada em 2004, a Artissal é uma associação guineense que trabalha na recuperação e valorização da panaria guineense. Os panos de pinti (de pente, o tipo de tear utilizado) são tradicionalmente utilizados nas mais importantes cerimônias da vida das pessoas e comunidades,  principalmente de etnia pepel e manjaka, e a sua produção é habitualmente realizada por homens, a partir de conhecimentos e técnicas ancestrais, transmitidos entre gerações.

A Artissal tem desenvolvido, ao longo dos anos, um trabalho de pesquisa e recuperação de materiais e padrões antigos, de práticas de tecelagem e de modelos de teares, introduzindo elementos de melhoria, quer na qualidade das matérias primas quer na qualidade dos processos de trabalho. Tem igualmente dinamizado grupos de mulheres tecelãs, de etnia papel, que participam de grupos de formação com artesãos, abrindo assim esta atividade, socialmente considerada, às mulheres.

Com o propósito de melhorar a dinâmica de produção e a geração de renda para os artesãos e artesãs, estes estão organizados em cooperativas e numa federação: a Cooperativa Bontche, em São Paulo, Bissau, a Cooperativa Djaguimobilar, em São Domingos e a Federação Sitna Bissif, em Cacheu. A Artissal procura integrar estes grupos em redes nacionais e internacionais de comercialização solidária, contribuindo para a divulgação da panaria tradicional guineense no país e no mundo e para a comercialização dos produtos por um valor justo.

A qualidade da panaria, e dos produtos com ela confeccionados, produzidos no atelier da Artissal, tem sido reconhecida por entidades nacionais e internacionais que são parceiros da organização, e que têm contribuído para continuidade do projeCto, nomeadamente a cooperação europeia.

Sector
Design e Artefactos
País
Guiné-Bissau
Web

Endereço electrónico artissal@gmail.com

 

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos