Associação Projecto Montanha
Um projeto de múltiplas vertentes
Associação Projecto Montanha
The Associação Projecto Montanha is located in Aileu, East Timor. The iniciative includes a restaurant, a shop where artists sell their products and a local accomodation. Since 2009, they provide training to young people in areas such as design, crochet and drawing. The items produced by the artists are sold in arts and crafts shops in Aileu, Dili and on an online platform and represent an important source of income for the young women and men.
Associação Projecto Montanha
L’Associação Projecto Montanha est située à Aileu, au Timor Oriental. L’initiative comprend un restaurant, une boutique où les artistes vendent leurs produits et un hébergement local. Depuis 2009, ils dispensent des formations aux jeunes dans des domaines tels que le design, le crochet et le dessin. Les articles produits par les artistes sont vendus dans des magasins d’art et d’artisanat à Aileu, Dili et sur une plate-forme en ligne et représentent une source importante de revenus pour les jeunes femmes et hommes.
A Associação Projecto Montanha situa-se em Aileu, em Timor-Leste. Surge em 2009 e oferece formação a artistas emergentes.
A Associação Projecto Montanha em Aileu, Timor-Leste, é criada em 2009 por Gisele e Eduardo Truco. A primeira fase do projecto centrou-se na construção de uma clínica dentária na região. A componente ligada ao artesanato surge mais tarde, quando Eduardo e Gisele começam a trabalhar com um menino de Aileu com talento para as artes, o Inu Bere. Decidem então aliar a formação de Eduardo em História de Arte ao talento da Gisele em artes manuais. Actualmente, a Empresa Montanha Unipessoal inclui, para além da clínica dentária, uma loja de artesanato, um restaurante e alojamento local.
No artesanato, a Associação utiliza o tais e outros produtos locais, mas também produtos importados do Bali e da China. Produzem objectos de decoração, acessórios e produtos para bebé. Escoam os seus produtos através da loja “Things and Stories”, em Dili, da loja de artesanato em Aileu e da plataforma online “Mana Sira”, que exporta para a Austrália. Aspiram desenvolver, no futuro, uma marca de bolsas para exportar. As aulas de arte, de desenho, de crochet, de História de Arte e de papel machê têm permitido reforçar as competências dos jovens da região e assegurar-lhes uma importante fonte de rendimento, através da venda dos seus produtos.
Mais tarde, a reduzida oferta no sector da restauração veio impulsionar a criação do restaurante e a profissionalização gradual dos funcionários. O alojamento local nasceu da necessidade de receber voluntários, sobretudo dentistas. Construíram vários quartos que, quando não estão ocupados por voluntários, são alugados a viajantes.
O Projecto Montanha tem facilitado o desenvolvimento de competências criativas e técnicas da comunidade de uma zona rural, representando actualmente a principal fonte de rendimento de mais de 45 famílias. A dificuldade dos jovens obterem formação adequada e a dificuldade de acesso a matérias-primas são alguns dos principais constrangimentos enfrentados. Pretendem, no futuro, criar o Instituto de Arte Aileu e adquirir um terreno de maior dimensão, de forma a expandir as infraestruturas do projecto.