Saltar para o conteúdo

Empreza Di’ak

Um hub de inovação e tradição


Empreza Di’ak

The Empreza Di’ak, which means “good business”, is a local NGO whose mission is to design, implement and manage social businesses. It works with local communities with a holistic approach, from training and mentoring, fostering knowledge and techniques associated with traditional arts and crafts. The Ataúro Centre, a business hub, was conceived as a space for pilot projects, training, and as an arts and crafts shop, supporting 20 groups in their income-generating activities.


Empreza Di’ak

L’Empreza Di’ak, qui signifie « bonne affaire », est une ONG locale dont la mission est de concevoir, mettre en œuvre et gérer des entreprises sociales. Elle travaille avec les communautés locales avec une approche holistique, de la formation et du mentorat, en favorisant les connaissances et les techniques associées aux arts et à l’artisanat traditionnels. Le Centre Ataúro, un centre d’affaires, a été conçu comme un espace pour des projets pilotes, de la formation et comme un magasin d’art et d’artisanat, soutenant 20 groupes dans leurs activités génératrices de revenus.


A Empreza Di’ak, Bom Negócio, traduzido à letra, é uma ONG local dedicada a (que) desenvolver, implementar e gerir negócios sociais.

A Empreza Di’ak, Bom Negócio, traduzido à letra, é uma organização não governamental local dedicada a desenvolver, implementar e gerir negócios sociais. Foi criada em 2011 e tem como objectivo quebrar o ciclo de pobreza em Timor-Leste e fomentar a capacitação dos Timorenses, sobretudo das mulheres.

Esta ONG trabalha com diversas comunidades de Timor-Leste numa perspectiva holística, desde a oferta de formação em diversas áreas até ao desenvolvimento e “mentoring” de modelos de geração de rendimento, tanto através da criação de micro-negócios (ex. quiosques, lojas de roupa em segunda mão, venda de combustível, criação de patos, produção de pão/bolos, etc…), como na valorização e recuperação de técnicas e saberes tradicionais na área do artesanato e do património cultural, tornando-os formas de criação de rendimento para as comunidades através do acesso ao mercado.

Em 2015 inaugurou o Centro de Ataúro (“hub” de negócios, espaço para testes e projetos pilotos, loja de artesanato e espaço de formação), onde apoia vinte grupos comunitários que geram rendimento a partir de artesanato e da produção e transformação de produtos naturais. Este apoio é realizado através de formação, de aconselhamento criativo, de gestão e de marketing, de incentivo à produção e à aposta na qualidade, e da facilitação ao acesso ao mercado. A Empreza Di’ak dinamiza há dois anos consecutivos a Feira de Artesanato de Ataúro, que conta com a participação dos grupos da ilha apoiados pela organização, bem como outros grupos, cooperativas, diversas ONG’s e empresas que operam em Ataúro.

Nesta aposta no empreendedorismo social e no empoderamento económico dos grupos mais vulneráveis (sobretudo o feminino) os principais contributos da Empreza Di’ak  são a abordagem ao mercado, a criação de formas alternativas de rendimento, a introdução de inovação em produtos tradicionais e o desenvolvimento de novos produtos, sendo desta forma um agente promotor e facilitador da inovação e do desenvolvimento.

Sector
Design e Artefactos
País
Timor-Leste
Web

Web-site

Morada Rua de Lautem, 1, Farol, Dili, PO Box 228, Timor-Leste

Endereço electrónico info@empreza-diak.com

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos

Utilização de acordo com a nossa Política de Privacidade.