Saltar para o conteúdo

Gonçalo Mabunda

Mais balas na arte menos balas na rua

Gonçalo Mabunda é um conhecido escultor moçambicano que cria a partir dos despojos da guerra no país.

Gonçalo Mabunda is a well-known Mozambican sculptor who uses war remnants in his country for his creations: “more bullets in art, fewer bullets in the streets” is his motto. Having works in private collections, galleries and museums in several countries, he has the ambition to create a “street university”, where homeless children can create art.

Gonçalo Mabunda é um conhecido escultor moçambicano que cria a partir dos despojos da guerra no país. “Comecei a trabalhar no Núcleo de Arte e usava restos de tintas dos meus colegas”, conta, lembrando o seu percurso de 14 anos nas artes, e do início na Casa da Avenida Karl Marx, 1834. Hoje Mabunda tem obras em coleções privadas, galerias e museus em diversos países do mundo. Está presente nomeadamente, na 111 Lisboa Galeria; Tilandia Galeria; Jack Bell; Etho Gallery, entre outras.

O seu material de eleição é o ferro: “Eu pinto com ferro, ensino com ferro e vivo com ferro”, que combina com o lixo da guerra “ mais balas na arte menos balas na rua”. No seu atelier emprega quase uma dezena de pessoas com formação em artes e ofícios, nas áreas da mecânica e soldadura e superior.

Sendo um artista integrado em redes internacionais de arte contemporânea, vende os seus trabalhos através de galerias, eventos e por contato direto. As suas esculturas fazem parte de catálogos de arte contemporânea editados por instituições de referência, sendo hoje um artista reconhecido nacional e internacionalmente. Entende que a dinamização das artes no país requer o desenvolvimento do mecenato.

Mabunda ambiciona criar uma “universidade da rua” que permita a crianças em situação de rua aprender a diversidade de formas de utilizar materiais recicláveis para criar arte. Continuará a expor, a participar de residências artísticas e intercâmbios em Moçambique e noutros países.

Sector

Artes Visuais
País

Moçambique
Web

Web-site

Endereço electrónico info@goncalo-mabunda.com