Saltar para o conteúdo

Guilherme Carvalho

As areias naturais na construção de formas de expressão cultural

Guilherme Carvalho é um artesão e artista plástico são-tomense. Usa areias naturais como matéria prima

Guilherme Carvalho is a visual artist that uses natural sands as a raw material for producing wall pictures and cards. His work evoke the country’s daily life, its peoples, experiences, landscapes and colours, as forms of cultural expression.

Guilherme Carvalho é um artesão e artista plástico são-tomense, nascido em 1970. Usa areias naturais como matéria prima na composição de quadros e postais. As suas obras remetem para o quotidiano santomense, para as gentes, vivências, paisagens, cores, formas de expressão cultural dos santomenses. Realiza trabalhos para instituições e empresas nacionais, incluindo o Banco de São Tomé e Príncipe, e tem obras espalhadas pelo seu país e pelo mundo, vendidas a colecionadores de Angola, Gabão, Cabo Verde, Portugal, Espanha, Suíça, França, Holanda, Alemanha, Suécia, Noruega, Brasil e EUA. Para o futuro, ambiciona criar uma galeria de arte.

Guilherme Carvalho tem realizado exposições em diversos espaços culturais de São Tomé e no exterior, destacando-se as exposições individuais no Centro Cultural Francisco José Tenreiro, S. Tomé (1993); Teia d’Arte, S. Tomé (2002); Alliance Française , S. Tomé (2004 ), Akerby Herrgard Nora, Suécia (2010), CACAU – Casa de Arte Cultura Ambiente e Utopias , São Tomé (2013 ), Leve Leve – Casa da Nostalgia (São Tomé) e Casa Museu da Taipa . Macau. (2017).

É membro da comissão gestora da Casa da Cultura de São Tomé e Príncipe e ao longo do seu percurso tem participado de encontros, workshops de formação em técnicas de pinturas, desenhos, no país no estrangeiro. Divulga o seu trabalho também através da internet e redes sociais.

Sector

Artes Visuais
País

São Tomé e Príncipe
Web

Web-site 

Endereço electrónico guilhermedecarvalhooficial@gmail.com