Saltar para o conteúdo

ideiaLab

Uma cultura de projectos inspiradores


ideiaLab

ideiaLab uses knowledge as a “raw material” to support the development of new business and start-ups. “It was a very slow process, partly because it was the first time there was a business idea in the ICT area”, one of the founders said. The goal is to “ effect change from the ground up”, “to increase the ability to work on personal development”, and to “empower, by promoting inspiring projects”.


ideiaLab

ideiaLab utilise la connaissance comme « matière première » pour soutenir le développement de nouveaux affaires et de start-ups. « C’était un processus très lent, en partie parce que c’était la première fois qu’il y avait une idée d’entreprise dans le domaine des TIC », a déclaré l’un des fondateurs. L’objectif est d’ « apporter des changements à partir de la base », « d’accroître la capacité de travailler sur le développement personnel » et de « responsabiliser, en promouvant des projets inspirants ».


A ideiaLab usa o conhecimento enquanto “matéria prima”, para apoiar a criação de novos negócios.

A ideiaLab é uma empresa social, fundada em 2010 em Maputo, dedicada ao empreendedorismo e à inovação, com especial enfoque nas iniciativas lideradas por jovens e mulheres. Através da organização de eventos e de programas de formação, capacitação e mentoria, a ideiaLab usa o conhecimento enquanto “matéria prima”, para apoiar a criação de novos negócios e o desenvolvimento de startups. A sua base de redes e contactos permite-lhe aconselhar os e as empreendedoras no acesso a mercados e fontes alternativas de financiamento, bem como em estratégias de aceleração do crescimento de micro, pequenas e médias empresas.

“Foi um processo muito lento, até porque era a primeira vez que surgia uma ideia de negócio nas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)”, conta uma das fundadoras, Sara Fakir, acrescentando que como já “havia massa crítica para tal”, a vontade de criar uma cultura empreendedora foi ganhando forma. “Queremos trazer pessoas para o mercado com essa capacitação para dar mais esperança à juventude, que não tem emprego”. Uma das estratégias de ação é “partir daquilo que não correu bem”, de forma a  “criar melhores soluções”, admite Sara. O objetivo é “operar a mudança a partir de base”, “incrementar a capacidade de trabalho em desenvolvimento pessoal”, e “empoderamento, promovendo projetos inspiradores” e uma “ mudança social no discurso”.

Desde 2014 a ideiaLab tem organizado o programa de formação e mentoria FEM TECH, trazendo para território moçambicano a iniciativa de “empoderamento dos negócios das mulheres”. Pioneira na experiência e no design, um dos motes da ideiaLab é “desmistificar a criação do negócio”, o que muitas vezes passa por “pegar no que já existe e que pode ser feito melhor”, dando-lhe um toque daquilo que chamam “Pink Magic”.

 

Sector
Serviços Criativos
País
Moçambique
Web

Web-site

Morada Av. Paulo Samuel Kankhomba, 216, Maputo, Moçambique

Endereço electrónico info@ideialab.biz

 

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos

Utilização de acordo com a nossa Política de Privacidade.