Saltar para o conteúdo

Innova Lab

A ambição de formar 1000 jovens em inteligência artificial

O Innova Lab surge em 2015. Fundado por jovens guineenses formados nas áreas da gestão, engenharia e finanças.

Innova Lab was created in 2015 with the goal to promote an enabling environment for entrepreneurship and information technologies development in Guinea Bissau. Founded by young Bissau-Guineans with a background in management, engineering, and finance, it aims to spur innovation in the country, namely by promoting spaces for co-working, workshops, pitches, as well as by organising conferences. Additionally, Innova Lab makes available mentoring services to Guinean start-up companies.

O Innova Lab surge, em 2015, com o objetivo de criar um ambiente favorável ao empreendedorismo e às novas tecnologias na Guiné-Bissau. Fundado por jovens guineenses formados nas áreas da gestão, engenharia e finanças, procura potenciar a inovação no país. O laboratório atua em várias vertentes, nomeadamente através da dinamização de espaços de co-working e de workshops, pitches e conferências relacionadas com os temas do empreendedorismo, novas tecnologias e ciência. Simultaneamente, disponibiliza serviços de mentoria a start-ups guineenses, oferecendo-lhes aconselhamento por parte de técnicos e especialistas nestas áreas.

O laboratório permitiu, desde 2015, incubar mais de 10 projetos, 5 dos quais já se encontram em funcionamento, gerando emprego e riqueza para o país.

Para além de uma vertente mais ligada ao setor empresarial e ao apoio a start-ups, o Innova Lab tem procurado incentivar a utilização das novas tecnologias no país através da dinamização de atividades de formação e empoderamento.

A Africa Science Week (ASW), organizada pelo InnovaLab em parceria com o Next Einstein Forum, decorreu entre os dias 25 e 29 de setembro de 2018. Teve como objetivo central promover o desenvolvimento tecnológico em África e no mundo e incentivar a participação do país em eventos científicos e tecnológicos. Em 2018, no âmbito da ASW, organizaram um workshop orientado para jovens sobre técnicas de redação de cartas de motivação e de currículos.

De acordo com um dos seus fundadores, o laboratório pretende formar 1.000 jovens nas áreas da inteligência artificial, blockchain e robótica, de forma a desenvolver as suas competências nestes setores e a incentivar a utilização das novas tecnologias para solucionar os problemas que o país enfrenta.

Sector

Serviços Criativos
País

Guiné-Bissau
Web

Web-site

Morada Bissau Velho, Bairro 24 de setembro, Guinée-Bissau

Endereço electrónico contact@innovalab-gw.com