Saltar para o conteúdo

IVERCA

Turismo e cultura num bairro periférico de Maputo


IVERCA

The Mafalala Walking Tour, created by IVERCA, highlights and describes the history, music, architecture and heritage of Mafalala- a peripheral neighbourhood of Maputo.


IVERCA

La Visite à Pied de Mafalala, créée par IVERCA, met en évidence et décrit l’histoire, la musique, l’architecture et le patrimoine de Mafalala, un quartier périphérique de Maputo.


A IVERCA dinamiza walking tours, residências artísticas, murais identitários e um festival no bairro de Mafalala, em Maputo.

A associação foi criada por IVAN, ERICA e CARLOS (IVERCA), três colegas do curso de turismo durante a Faculdade. Quando terminaram o curso decidiram formar uma associação, com potencial de criar um negócio. Acreditam que a cultura aliada ao turismo permite gerar rendimentos e garantir a auto-sustentabilidade do projecto.

Actualmente, a IVERCA oferece visitas guiadas em Mafalala, um bairro periférico de Maputo. A Mafalala Walking Tour tem um roteiro definido e realiza-se duas vezes por dia, durante todos os dias da semana, incluindo feriados. As visitas guiadas são realizadas por jovens do bairro e narram a história do bairro de Mafalala. O serviço oferecido pela associação permite envolver a comunidade local, promovendo o desenvolvimento socioeconómico e a geração de renda.

Para além da Mafalala Walking Tour, a IVERCA dinamiza residências artísticas, murais identitários para a comunidade e o Festival da Mafalala. Dedica-se igualmente à pesquisa e investigação e à manutenção de uma biblioteca aberta ao público. O Ivan, a Erica e o Carlos pretendem, através de uma abordagem holística do património cultural e da construção de uma narrativa, promover a cultura, a arquitectura, a história, a música e a identidade deste bairro.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos