Saltar para o conteúdo

Justino Cardoso

Desenhar a história

Justino Cardoso é um ilustrador moçambicano. Fez a primeira publicação em 1978, “Afrika”.

Justino Cardoso is a Mozambican illustrator, having published his first work, “Afrika”, in 1978. Ever since, he has become prominent in book illustration and comics books in Nampula, in northern Mozambique. Justino Cardoso would like to open a school/workshop for children. He considers that more investment is necessary in supporting structures for artists

Justino Cardoso é um ilustrador moçambicano. Fez a primeira publicação em 1978, “Afrika”, e desde então tem se destacado na ilustração e banda desenhada em Nampula, cidade a norte,  mas também no resto do país. Ao longo da sua carreira, já realizou várias exposições e tem os seus trabalhos editados em livros como “Moçambique 1498”, “ Os Macuas de Moçambique”, “Lenda Maconde” e “ Guebuza: Desenvolver Moçambique”. Procura assim, contribuir para a redução das assimetrias na divulgação da história através dos livros.

É possível encontrar obras suas em lojas, livrarias e na loja do Museu Nacional de Etnografia. Faz também venda direta a clientes, e por encomenda. Procura divulgar o seu trabalho nos media, em feiras, e eventos.

Olhando para o panorama artístico nacional e local, entende ser necessário mais investimento nas estruturas de apoio a artistas, sugerindo a criação de entidades de gestão direta das artes. Para o futuro, gostaria de criar um atelier-escola para crianças.