Saltar para o conteúdo

Kavala Fresk Festival

Kavala Fresk Festival: quando a kavala se tornou a rainha do mindelo

A Kavala deixou-se coroar por um grupo de amigos que tiveram uma ideia e decidiram realizar um evento em torno da “rainha cavala”.

Kavala (the blue mackerel), previously considered poor people’s food, was crowned queen by a group of friends who had an idea for an event, based on the expression used by fish sellers: Oli kavala fresk! (come get fresh blue mackerel!). That group chose the fish’s spawning period, coinciding with the time emigrants come on holiday and are eager to get homeland products, to promote an event around the “cavala (blue mackerel) queen”. In addition to gastronomic activities, there’s water sports, exh

Ainda só com uma meia dúzia de edições anuais, o Kavala Fresh Feastival  é já uma das datas importantes do ano dos mindelenses.

A Kavala, considerada até agora comida dos pobres, mas sempre respeitada pelo seu valor nutricional e baixo preço, deixou-se coroar por um grupo de amigos que numa conversa de café tiveram uma ideia a partir da expressão usada para apregoar esse peixe: Oli kavala fresk! (Olha a cavala fresca!).

A presente fórmula surgiu normalmente: aproveitaram a época de desova, que coincidia com o início do verão e da vinda de emigrantes sedentos de coisas D´terra, e decidiram realizar um evento em torno da “rainha cavala”, despertando uma série de manifestações de várias áreas. Diferentemente dos outros festivais centrados na música, este seria centrado na cavala.

Surge em 2012 a primeira edição, a cargo da nova empresa Mariventos, que se empenhou numa estratégia de mobilização/comunicação sem igual para produzir o KAVALA FRESK FESTIVAL.

Uma das principais artérias da cidade (Rua d’ Praia e Avenida Marginal) é fechada para extensão dos restaurantes já existentes e acolhimento de outros restaurantes da ilha, destacando-se a interacção entre os técnicos da restauração, o público e pescadores para degustar a cavala e outros peixes.

Para além da oferta gastronómica, há uma série de actividades complementares: desportos náuticos, exposições, teatro, música, passeios de barco, concursos, rádio kavala, entre outras animações durante aproximadamente 12 horas seguidas.

O KFF foi um sucesso que ultrapassou todas as expectativas e a produtora Mariventos procura a internacionalização.

Sector

Festividades
País

Cabo Verde
Web

Facebook 

Endereço electrónico olikavalafresk@gmail.com