Saltar para o conteúdo

Kor Timor

Iniciativa de design e artesanato que utiliza uma técnica de transformação de papel. Objectos únicos, ideias novas.

A Kor Timor surgiu de uma parceria entre 3 mulheres, duas estrangeiras, Jil Forsait e Celia Boston, e uma timorense, Doroteia Kese, que tinham como objectivo criar emprego para os jovens e reciclar papel. Assim nasceu a iniciativa de design e artesanato que utiliza uma técnica de transformação de papel em peças de moda, artesanato urbano, mobiliário, decoração, joalharia, grafismo e brinquedos.

Hoje em dia tem base em Taibessi, Díli, e é gerida apenas por timorenses com 23 trabalhadores e duas lojas em Timor e Austrália, respectivamente. A Kor Timor tem presença em mercados, feiras, bienais e outras actividades culturais. Já tiveram oportunidade de mostrar os seus trabalhos em feiras de artesanato em Portugal, Indonésia e nos Estados Unidos da América. Também trabalham muito por encomendas que podem ser feitas em pessoa ou pelas redes sociais.

Através da utilização de tesouras, tecidos, folhas de papel, cola, verniz e botões constroem desde simples caixas a bijutaria mais complexa. O processo de utilização do papel passa pela recolha de papel usado que depois é cortado em pedaços pequenos, de seguida molham com água, desfazem e transformam numa pasta. Após ser misturada a cor, colocam numa forma e cortam conforme o modelo.

A equipa da Kor Timor acredita que para melhorarem a actividade necessitam de ter acesso a mais formações sobre saberes especializados e de continuar a desenvolver ideias.

Sector
Design e Artefactos
País
Timor-Leste
Região
Díli
Produtos
peças de moda, artesanato urbano, mobiliário, decoração, joalharia, grafismo e brinquedos.
Web
Site Kor Timor
Web

Facebook

Instagram

Telefone: +670 7733 4460

Email: kortimor.leste@gmail.com

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos