Saltar para o conteúdo

Kriol Jazz Fest

A inspiração crioula como referência

Resultado de uma parceria entre uma empresa e um município, o Kriol Jazz Festival teve inicio em 2009.

Kriol Jazz Festival was the result of a partnership between a company and the municipality of Praia, in 2009. Its aim was to promote music of “creole inspiration from all islands, the Caribbean, The Indian Ocean, Cape Verde, or from Africa, the cradle of creole culture”, while having jazz as a reference. Everyone in Praia gets involved in organising what is nowadays a major reference in World Music festivals, with shows, workshops and other events.

Resultado de uma parceria público-privada entre a empresa Harmonia, uma empresa que trabalha no campo da produção e distribuição musical e na produção de espectáculos ao vivo, e a Câmara Municipal da Cidade da Praia, a primeira edição do Kriol Jazz Festival aconteceu em Abril de 2009, segundo os seus promotores, com a finalidade de promover a música de “inspiração crioula originária de todas as ilhas, quer se trate das Caraíbas, do Oceano Índico, de Cabo Verde, ou de África, o berço da cultura crioula”, tendo o jazz como referência.

Com um repertório rico e diversificado, o Kriol Jazz Festival traz a cada ano à Cidade da Praia, durante três dias do mês de Abril e aproveitando a forte afluência dos turistas durante este período, artistas e músicos conceituados, de renome internacional, espectáculos de elevada qualidade, promovendo a fusão de ritmos, o intercâmbio entre os artistas, sendo também uma grande escola e oportunidade para os jovens músicos nacionais.

Para a organização do evento, com alguns espetáculos pagos e outros gratuitos, a cidade mobiliza-se para a realização dos diferentes eventos e para receber os artistas e agentes culturais estrangeiros e nacionais, que participam nos espetáculos e nos workshops, bem como para receber os jornalistas estrangeiros e todo o público. Por seu lado, o público prepara-se, igualmente, para desfrutar da boa música, vinda de diversos países e origens, das fusões musicais, jam sessions e de momentos ímpares de entretenimento e de convívio.

Hoje o Krioll Jazz Fest  faz parte dos 25 melhores festivais mundiais da World Music, segundo a revista inglesa Songlines, granjeando prestígio para o país e para a Cidade da Praia, mas também para a sociedade Harmonia e para os músicos e agentes culturais nacionais.

Sector

Festividades
País

Cabo Verde
Web

Web-site

Endereço electrónico krioljazzfestival@gmail.com