Saltar para o conteúdo

Makobo – Plataforma solidária

Uma aposta na economia solidária criativa

A Makobo é uma empresa de economia social que integra educação, nutrição, artesanato e agroecologia.

Makobo - Plataforma Solidária (solidarity platform, literary) is a social economy initiative with an integrated approach, working on education (literacy ), nutrition, arts and crafts, and agro-ecology. The founder, Ruy Santos, after studying architecture, design and arts, wanted to promote arts and crafts as a sustainable business for local communities. Nowadays, he works in partnership with female and male artisans as well as with the Mezimbite project, in Beira, and they sell their products th

A Makobo – Plataforma Solidária, é uma empresa de economia social que integra as componentes de educação (literacia e alfabetização), nutrição, artesanato e agroecologia. Surgiu em 2005, quando Ruy Santos regressou a Moçambique, depois de uma temporada a trabalhar e a estudar Arquitetura, Design e Artes em Portugal. Nessa altura, queria impulsionar o artesanato nacional como forma de negócio sustentável para as comunidades. Entretanto, foi convidado para trabalhar na Feira de Artesanato, Flores e Gastronomia de Maputo (FEIMA) e constatou que tinha de formar os jovens de base, pois a maioria dos artesãos não sabia gerir o negócio. Hoje tem parcerias com artesãs, artesãos e com o projeto Mezimbite, na Beira, e criaram uma loja online.

Na área de Literacia e Alfabetização promovem a escolinha solidária, no Bairro dos Pescadores, na Costa do Sol, em Maputo, que funciona às terças e às quintas-feiras, para crianças da primeira à oitava classes do ensino público. Já a iniciativa Sopa Solidária surge para atender o grave problema social da má nutrição. Por dia, servem cerca de 400 sopas, beneficiando, semanalmente, cerca de duas mil pessoas, principalmente idosos e crianças. Além disso, a Makobo promove a merenda escolar , apoiando diariamente crianças e jovens carenciados, dos 3 aos 17 anos de idade, residentes em bairros degradados e a frequentarem o ensino público.

Em contrapartida, os pais e os educadores têm de plantar uma árvore de fruta, uma árvore de sombra, uma moringa e um canteiro de hortícolas e ou vegetais.

O objetivo é chegar a 2020 a beneficiar um milhão de crianças em todo o país. “Como Moçambique não é auto suficiente a nível alimentar, precisamos de incentivar a produção local, porque a solidariedade tem de ser sustentável a todos os níveis.”

Sector

Serviços Criativos
País

Moçambique
Web

Web-site

Morada Av. do Trabalho, 736, Maputo, Moçambique

Endereço electrónico makobo.plataforma@gmail.com