Saltar para o conteúdo

Makobo – Plataforma solidária

Uma aposta na economia solidária criativa


Makobo - Solidarity Platform

Makobo - Plataforma Solidária (solidarity platform, literaly) is a social economy initiative with an integrated approach, working on education (literacy ), nutrition, arts and crafts, and agro-ecology. The founder, Ruy Santos, after studying architecture, design and arts, wanted to promote arts and crafts as a sustainable business for local communities. Nowadays, he works in partnership with female and male artisans as well as with the Mezimbite project, in Beira.


Makobo - Plateforme Solidaire

Makobo - Plataforma Solidária (plateforme solidaire, au sens propre) est une initiative d’économie sociale avec une approche intégrée, travaillant sur l’éducation (alphabétisation), la nutrition, les arts et l’artisanat, et l’agro-écologie. Le fondateur, Ruy Santos, après avoir étudié l’architecture, le design et les arts, voulait promouvoir les arts et l’artisanat en tant qu’entreprise durable pour les communautés locales. Aujourd’hui, il travaille en partenariat avec des artisans féminins et masculins ainsi qu’avec le projet Mezimbite, à Beira


A Makobo é uma empresa de economia social que integra educação, nutrição, artesanato e agroecologia.

A Makobo – Plataforma Solidária, é uma empresa de economia social que integra as componentes de educação (literacia e alfabetização), nutrição, artesanato e agroecologia. Surgiu em 2005, quando Ruy Santos regressou a Moçambique, depois de uma temporada a trabalhar e a estudar Arquitetura, Design e Artes em Portugal. Nessa altura, queria impulsionar o artesanato nacional como forma de negócio sustentável para as comunidades. Entretanto, foi convidado para trabalhar na Feira de Artesanato, Flores e Gastronomia de Maputo (FEIMA) e constatou que tinha de formar os jovens de base, pois a maioria dos artesãos não sabia gerir o negócio. Hoje tem parcerias com artesãs, artesãos e com o projeto Mezimbite, na Beira, e criaram uma loja online.

Na área de Literacia e Alfabetização promovem a escolinha solidária, no Bairro dos Pescadores, na Costa do Sol, em Maputo, que funciona às terças e às quintas-feiras, para crianças da primeira à oitava classes do ensino público. Já a iniciativa Sopa Solidária surge para atender o grave problema social da má nutrição. Por dia, servem cerca de 400 sopas, beneficiando, semanalmente, cerca de duas mil pessoas, principalmente idosos e crianças. Além disso, a Makobo promove a merenda escolar , apoiando diariamente crianças e jovens carenciados, dos 3 aos 17 anos de idade, residentes em bairros degradados e a frequentarem o ensino público.

Em contrapartida, os pais e os educadores têm de plantar uma árvore de fruta, uma árvore de sombra, uma moringa e um canteiro de hortícolas e ou vegetais.

O objetivo é chegar a 2020 a beneficiar um milhão de crianças em todo o país. “Como Moçambique não é auto suficiente a nível alimentar, precisamos de incentivar a produção local, porque a solidariedade tem de ser sustentável a todos os níveis.”

Sector
Serviços Criativos
País
Moçambique
Web

Web-site

Morada Av. do Trabalho, 736, Maputo, Moçambique

Endereço electrónico makobo.plataforma@gmail.com

 

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos

Utilização de acordo com a nossa Política de Privacidade.