Saltar para o conteúdo

Mucumbli

Um negócio eco-sustentável

Mucumbli combina o alojamento local, com a restauração, a exploração agro-pecuária, excursões e o aluguer de veículos.

Mucumbli is the name of a tree that is considered to have magical powers in some countries of Western Africa, due to is medicinal properties. A sustainable tourism company named after this tree was founded in São Tomé and Príncipe that combines short term, locally-owned accommodation for tourists, local gastronomy, farming, tours, and bicycle and auto-renting. This eco-sustainable and small business seeks to stimulate new economic and social dynamics in that region.

A empresa de turismo sustentável Mucumbli foi criada em 2013, em Ponta Figo, no distrito de Lembá. Mucumbli é o nome de uma árvore considerada mágica em alguns países da África Ocidental, pelas suas propriedades medicinais.

A Mucumbli combina o alojamento local, com a restauração, a exploração agro-pecuária, excursões e o aluguer de veículos e bicicletas. A empresa de turismo sustentável organiza passeios pedestres e de bicicleta pelo distrito de Lembá, ao Pico de São Tomé e ao Pico de Gago Coutinho. Com recurso a técnicos especializados na observação e aproximação de animais da família das baleias ou dos golfinhos no seu habitat natural, a Mucumbli dinamiza excursões de barco que permitem observar estes animais.

Na propriedade de 7,5 hectares é possível observar várias espécies de plantas endémicas, pernoitar num dos challets, bungalows ou na zona destinada a campismo, colaborar nos trabalhos agrícolas, ver os animais que aí habitam, como coelhos, galinhas, cabras, burros, ovelhas e abelhas, provar comida tradicional são-tomense e visitar a Praia das Furnas, onde o complexo está localizado.

O negócio eco-sustentável e de pequena dimensão procura estimular o dinamismo económico e social daquela região, caracterizada pela falta de oportunidades de trabalho e pelo seu baixo índice de desenvolvimento, um dos mais baixos do arquipélago. A Mucumbli emprega, em permanência perto de uma dezena de pessoas e, sazonalmente, duas dezenas. A grande maioria dos trabalhadores é originária do distrito de Lembá, nomeadamente de Ponta Figo, Neves e Generosa. Esta iniciativa tem permitido o envolvimento da população local e o combate ao desemprego na região, valorizando, simultaneamente, o seu património natural e cultural.