Saltar para o conteúdo

N-Espaços

N de negócios com marca CV

N-Espaços alberga vários negócios que procuram o seu valor acrescentado na cultura cabo-verdiana.

N-Espaços (N-Spaces), is a family enterprise that hosts multiple service-oriented businesses that promote elements of Cape Verdean culture: from a bookstore to a stationary-magazine shop; from a travel agency to a household goods shop, a coffee shop and a grocery store that sells products that carry the CV (Cape Verde) brand.

Situado na Achada Santo António, na capital cabo-verdiana, Praia, N-Espaços, como o próprio nome sugere, alberga vários serviços pertencentes a uma família conhecida na cidade e no país: no rés-do chão a E Neves Papelaria, a Livraria Arnaldo França, a Agência N Viagens, o N Imóveis e o Nha Caza, que vende todos os produtos para casa, menos a mobília. Na cave, o Ponto CV – Café e o minimercado de produtos marca de Cabo Verde. A papelaria/livraria existe desde 2014, enquanto que o Ponto CV foi concebido e implementado em 2016. Mas foi em 2017 que se juntaram novos serviços.

Dos seis negócios instalados no N-Espaços, o destaque vai para a Livraria Arnaldo França e o Ponto CV. O primeiro porque tem o objectivo de promover a literatura de uma forma geral e a literatura cabo-verdiana em particular, já que para além da venda de livros realizam actividades promocionais como, por exemplo, o destaque do artista do mês, com a realização de tertúlias onde se fala do escritor, do seu livro e das ideias subjacentes. A mesma coisa é feita, também, no campo da música. O Ponto CV é o sítio onde se pode encontrar todas as marcas de Cabo Verde, ou seja, sumos, doces, queijos, vinhos, aguardentes, licores, conservas de peixe, massas, feijões, milho e seus derivados, detergentes, entre outros.Para além das marcas de Cabo Verde, no Ponto CV podem-se saborear, num pequeno-almoço, as delícias da gastronomia cabo-verdiana e escolher entre a cachupa guisada com linguiça de terra, uma variedade de cuscuz (cuscuz com mel, com queijo de terra, com linguiça), diferentes tipos de chás  naturais, pastéis de milho, entre outros. O serviço de almoço tem também por base a gastronomia cabo-verdiana.

Apesar das dificuldades inerentes ao país e ao próprio tipo de negócio, o gestor do N-Espaços, José Maria Neves Júnior, um dos quatro irmãos membros da Sociedade, considera que os resultados têm sido encorajadores e que, neste momento, o desafio é de tornar o Ponto CV numa marca forte de Cabo Verde, com a sua abertura noutras ilhas e/ou concelhos do país. Uma outra grande aposta é a continuação da promoção da leitura e dos autores cabo-verdianos.

Estamos assim perante negócios que garantem o emprego a 12 pessoas, contribuindo para a promoção da economia do país e, ao mesmo tempo, da sua promoção além-fronteiras. N-Espaços, como o próprio nome sugere, alberga vários serviços pertencentes a uma família, negócios que procuram o seu valor acrescentado na cultura cabo-verdiana: de uma livraria a papelaria, a agência de viagens, loja de produtos para a casa, um espaço café e um mini mercado com produtos de marca Cabo Verde.