Saltar para o conteúdo

Parque Nacional da Gorongosa

Gorongosa Criativa Ecológica

O Parque Nacional da Gorongosa é considerado um projecto de excelência e um dos motores de desenvolvimento.

The Gorongosa National Park, located in an area once devastated by armed conflict, is home to unfathomably rich flora and fauna. The Park has excellence status, and is considered central to the development of the region along the axis between the Gorongosa community and the city of Beira. Nowadays it generates employment for 700 people and has a conservation approach that aims to balance wildlife and ecosystem protection with community needs.

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), na província de Sofala, é uma parceria público-privada entre o Governo de Moçambique e a Fundação Carr (Projecto de Restauração da Gorongosa) –  uma organização norte-americana sem fins lucrativos.

Localizado numa área outrora fustigada pelo confronto bélico, com uma riqueza de fauna e flora incalculáveis, uma vez que fica no extremo sul do Grande Vale do Rift Africano, o PNG é considerado um projecto de excelência e um dos motores de desenvolvimento do eixo entre a comunidade da Gorongosa e a cidade Beira.

Actualmente emprega cerca de 700 pessoas e segue um modelo de conservação que equilibra as necessidades da vida selvagem e das pessoas, através de um plano de maneio que firma um compromisso de gestão participativa.

Os recursos humanos distribuem-se entre serviços turísticos, com actividades com guias nativos especializados em safaris, por exemplo, e os departamentos de desenvolvimento humano – promotor de uma série de actividades com a comunidade nas áreas de saúde , educação ambiental e recursos naturais – de serviços científicos, de media e comunicação, de conservação e fiscalização, de finanças e operações. Depois, inclui, igualmente, a equipa do alojamento e o restaurante Chikalango, geridos pelo grupo Montebelo, SA.

O PNG desenvolve, de forma transversal, uma diversidade de segmentos criativos, como turismo criativo ecológico, produtos naturais como café, actividades de economia social, eventos de expressões culturais tradicionais, etc.. É considerado um modelo em várias frentes. Por um lado, é exemplo de restauração, conservação da vida selvagem em África e, ainda, de preservação da biodiversidade. Por outro lado, promove um turismo sustentável, criando empregos para a população local e gerando receitas sustentáveis para o Parque. Depois, tem-se destacado na ciência, promovendo a investigação dentro do parque e o ensino universitário, através de um Mestrado em Biologia de Conservação.

Sector

Turismo Sustentável
País

Moçambique
Web

Web-site

MoradaEstrada Nacional 1, Gorongosa, Sofala, Moçambique

Endereço electrónico contact@gorongosa.org