Saltar para o conteúdo

Bolsa South-South Arts 2022 para trabalhadores da cultura no Sul Global

13 de Abril de 2022


As Bolsas South-South Arts 2022 têm por objectivo ajudar a fortalecer redes colaborativas entre os trabalhadores da área da cultura do Sul Global. Candidaturas até 15 de Maio de 2022.

As bolsas apoiarão iniciativas que favoreçam redes profissionais de longo prazo, alianças e colaborações entre trabalhadores da cultura, que vivem e trabalham em economias em desenvolvimento em África (incluindo o Norte da África), Ásia (incluindo Ásia Ocidental e Ásia Central) e Pacífico. Esta é uma iniciativa da organização Living Arts International (LAI) que lança esta oportunidade no contexto de um programa piloto internacional, de forma a contornar os escassos apoios para projectos desta dimensão ao nível das artes, cultura e património.

A organização tem 5 bolsas para oferecer no ano de 2022. Espera-se que os bolseiros apresentem iniciativas que já estejam a ser desenvolvidas de alguma forma, e que, com este apoio, pretendam aprofundar e fortalecer a construção de redes durante o período da bolsa. Os bolseiros seleccionados trabalharão nas suas iniciativas ao longo de seis meses, de Julho a Dezembro de 2022, e terão de organizar duas actividades virtuais ou híbridas durante esse período.

 

Os bolseiros terão as seguintes formas de apoio:

– Uma bolsa de 3 mil dólares americanos;

– Feedback sobre propostas e mentoria de três assessores do programa;

– Uma doação de 3 mil dólares americanos por bolsa para curadoria e organização de uma actividade virtual ou híbrida para desenvolver a ideia ou iniciativa proposta. Os bolseiros seleccionados trabalharão nesta actividade individualmente. As actividades podem ser de âmbito inter-regional ou intra-regional.

– Uma quantia de até 20 mil dólares americanos disponível no total para a curadoria e organização de até três actividades virtuais inter-regionais. Este orçamento é partilhado entre os 5 bolseiros seleccionados. Os bolseiros seleccionados organizarão essas actividades em colaboração uns com os outros.

As candidaturas estão abertas a:

– Indivíduos/coletivos/equipas ou grupos que trabalham nos sectores das artes, cultura e/ou património, que estão activamente envolvidos na criação de oportunidades para profissionais criativos e trabalhadores culturais no Sul Global. Os candidatos devem ser capazes de demonstrar interesse e experiência profissional em curadoria, programação e/ou organização de intercâmbios e colaborações transnacionais nas regiões de foco. (Nota: No caso da candidatura ser de um coletivo ou equipa/grupo, esta será contabilizada como uma [1] bolsa).

– Cidadãos de economias em desenvolvimento de África (incluindo Norte da África), Ásia (incluindo Ásia Ocidental e Ásia Central) e Pacífico que residem e trabalham nos países/territórios elegíveis.

– Indivíduos/coletivos/equipas que já estão a desenvolver uma iniciativa que responde a uma lacuna específica na conectividade Sul-Sul nas artes, cultura e/ou património.

 

Para mais informações, visite https://www.connectingsouth.org/

 

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos

Utilização de acordo com a nossa Política de Privacidade.