Saltar para o conteúdo

Candidaturas abertas a prémio para mulheres na fotografia contemporânea

18 de Dezembro de 2023

Pode submeter a sua candidatura até dia 4 de janeiro de 2024.

O Prémio da Fundação V&A Parasol para Mulheres na Fotografia é uma nova iniciativa anual dedicada a identificar, apoiar e defender mulheres artistas inovadoras que trabalham na área da fotografia contemporânea.

O prémio é de participação gratuita e está aberto a todas as mulheres a nível internacional, tanto profissionais como amadoras. O prémio está sujeito a um tema anual específico e as vencedoras são selecionadas por um painel de seleção independente composto por profissionais do setor criativo e artistas internacionais.

O tema do prémio para 2024 é “Histórias”. Este tema convida à apresentação de propostas abrangentes que evidenciem a relação entre a história e a fotografia, através, por exemplo, da documentação de eventos históricos ou revisitações do passado. O prémio pretende promover o trabalho de artistas interessados na noção de arquivo, incluindo fotógrafos que trabalham com álbuns de família, fotografia vernacular e coleções históricas ou institucionais. Histórias convida as artistas a considerar a forma como a fotografia pode ser usada para interrogar e desafiar a história, os factos e as circunstâncias existentes, permitindo futuros reimaginados ou especulativos.

Quatro artistas vencedoras terão o seu trabalho incluído numa exposição coletiva no festival de fotografia Peckham 24, juntamente com eventos de acompanhamento e programação pública. Cada artista receberá uma bolsa de 2.000 libras esterlinas e uma viagem com despesas pagas (viagem e alojamento) a Londres para participar em eventos de networking agendados para maio de 2024, destinados a apoiar o desenvolvimento da carreia.

© Vân-Nhi Nguyễn

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos