Saltar para o conteúdo

Chamada de Trabalhos – Olhares sobre África: Narrativas e Imagens

10 de Dezembro de 2021


Até 28 de Fevereiro de 2022 decorre o período de submissão de contribuições para o próximo dossier dos Cadernos de Arte e Antropologia. São aceites contribuições nos idiomas Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Este dossier pretende reunir trabalhos produzidos por investigadores, activistas, artistas, curadores e arte-educadores sobre e a partir de processos de criação fotográfica particularmente atentos às políticas da imagem e das suas representações, trabalhando a história, a memória e as identidades.

O dossier almeja criar um espaço de debate sobre o trabalho científico e artístico, e as suas ressonâncias na história política e cultural contemporânea do continente africano e da diáspora. Neste sentido, abrange igualmente discussões sobre as escolhas, os recursos, as redes, as negociações e os embates envolvidos nas referidas produções, em relação aos seus deslocamentos físicos, simbólicos, estéticos e políticos. Entre as diferentes abordagens e temáticas possíveis aceitam-se, por exemplo, propostas que tratem de:

  • O património colonial em África e as suas imagens
  • Fotografia e (anti-)racismo, (de-)colonialidade e (des-)colonização
  • A fotografia enquanto narrativa visual das diásporas africanas
  • A fotografia africana enquanto representação política
  • Arte, activismo e política através da imagem fotográfica
  • O uso da fotografia em processos colaborativos e educativos

Todas as contribuições devem ser submetidas no website da revista Cadernos de Arte e Antropologia e estar de acordo com as regras de submissão de artigos definidas no portal.

Saiba mais aqui.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos

Utilização de acordo com a nossa Política de Privacidade.