Fundo do Património Mundial Africano oferece bolsas de investigação no sector cultural
2 de Junho de 2024 (atualizado a: 3 de Julho de 2024)
As candidaturas decorrem até 30 de Julho de 2024.
O Fundo do Património Mundial Africano (AWHF) é uma organização intergovernamental criada em 2006 para apoiar a conservação e a promoção do património cultural e natural africano. O principal objetivo do AWHF é dar resposta aos desafios enfrentados pelos Estados Partes africanos na aplicação da Convenção da UNESCO para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural (Convenção do Património Mundial), adoptada em 1972, nomeadamente a sub-representação dos sítios africanos na Lista do Património Mundial e a insuficiente conservação e gestão desses sítios. O AWHF funciona sob os auspícios da UNESCO.
A bolsa de investigação Moses Mapesa permitirá apoiar estudantes africanos de mestrado e doutoramento que trabalhem nos domínios do património natural e cultural. Esta bolsa de investigação visa aprofundar a investigação (em particular, apoiar o trabalho de campo) sobre o Património Mundial e os sítios provisoriamente listados em África.
O concurso está aberto a estudantes:
a) Actualmente inscritos ou que se irão inscrever em 2025 num programa de mestrado ou de doutoramento numa universidade africana e a realizar uma investigação de dissertação no domínio do património natural ou cultural num sítio africano do Património Mundial,
b) Fluentes em inglês, francês ou português,
c) Cidadãos de um Estado membro da União Africana que seja parte na Convenção do Património Mundial.
Para mais informação, aceda aqui.