Saltar para o conteúdo

Abertura de candidaturas à Bolsa de Mobilidade Gil Mendo

3 de Setembro de 2024 (atualizado a: 3 de Julho de 2025)


Open Call for the Gil Mendo Mobility Grant

The grant is intended for arts and culture professionals based in Portugal (including the Azores and Madeira archipelagos) and in non-EU countries located in the Mediterranean basin, such as the Western Balkans, North Africa, and the Middle East.


Ouverture des candidatures pour la Bourse de Mobilité Gil Mendo

La bourse s’adresse aux professionnels des arts et de la culture résidant au Portugal (y compris les archipels des Açores et de Madère) et dans des pays non membres de l’Union européenne situés dans le bassin méditerranéen, tels que les Balkans occidentaux, l’Afrique du Nord et le Moyen-Orient.


A bolsa é dirigida a profissionais das artes e da cultura sedeados em Portugal (incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira) e países não pertencentes à União Europeia situados na bacia do Mediterrâneo, como os Balcãs Ocidentais, o Norte de África e o Médio Oriente

O Fundo Roberto Cimetta (RCF), em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGArtes) do Ministério da Cultura de Portugal e a Fundação Calouste Gulbenkian, pretendem homenagear o legado de Gil Mendo com o lançamento de uma Bolsa de Mobilidade em seu nome. Esta bolsa tem por objetivo apoiar a mobilidade de artistas e outros profissionais da cultura, centrando-se na dança como disciplina artística principal e/ou ponto de partida, incluindo também eventuais abordagens transdisciplinares.

De acordo com o RCF “Gil Mendo (Lisboa, 1946-2022) foi um dos membros fundadores do Fundo Roberto Cimetta, uma associação internacional que promove a mobilidade artística e cultural no Mediterrâneo, e teve um papel fundamental na criação da DGArtes. Desta forma, deu contributos significativos para apoiar a criação artística em Portugal e no estrangeiro através da programação, educação, desenvolvimento de políticas, cooperação, trabalho em rede e internacionalização. A bolsa presta homenagem ao seu legado, fomentando a circulação e as colaborações artísticas e culturais, entre Portugal e a região Mediterrânica.

O objetivo da bolsa de Mobilidade Gil Mendo é reforçar conhecimentos e competências profissionais, através do intercâmbio entre pares, da aprendizagem, da co-criação, coprodução e criação/participação em redes, e aumentar as oportunidades de trabalho, contribuindo direta ou indiretamente para o desenvolvimento cultural no Mediterrâneo. As iniciativas devem realçar a contribuição e o impacto potencial do projeto de mobilidade no panorama artístico e cultural local e/ou regional, muito especialmente no domínio da dança.

Esta bolsa oferece um montante fixo de cerca de 500 a 1000 Euros, para cobrir total e/ou parcialmente os custos relacionados com projetos de mobilidade, nomeadamente transportes, vistos, alojamento, etc.”.

Para mais informação, aceda aqui.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos