Saltar para o conteúdo

Programa de mentoria ligado às artes e ao ambiente

21 de Julho de 2021

O programa interdisciplinar tem a duração de um ano e procura criar oportunidades para artistas e profissionais do sector cultural explorarem a intersecção entre arte e ambientalismo.

O programa de mentoria dinamizado pelo Fundo Prince Claus reúne 12 artistas e empreendedores culturais emergentes (entre 8 a 15 anos de experiência profissional relevante) e 4 mentores. Ao longo de um ano serão dinamizados dois laboratórios intensivos, um presencial e um online, sessões bimensais de masterclasses, sessões de grupo online, uma cerimónia de entrega de prémios e um programa de visitas em Amesterdão e Berlim. Cada participante recebe um bolsa de 6.000 euros para trabalhar no conceito que delineou na candidatura, estando disponíveis 4.000 adicionais euros para uma colaboração com outros participantes ou caso necessitem de verbas adicionais.

Através deste programa de mentoria, pretende-se:

  • apoiar o trabalho crítico de artistas emergentes que trabalham numa série de questões relacionadas com o ambientalismo, a crise climática e a justiça climática;
  • estimular a liderança de indivíduos cujo trabalho artístico fomenta a consciência e a empatia;
  • acelerar as práticas artísticas de artistas e profissionais da cultura que demonstrem um compromisso para a geração de mudanças duradouras através do activismo ambiental;
  • facilitar intercâmbios, ligações significativas e aprendizagem entre profissionais;
  • reforçar e ampliar novas perspectivas sobre o ambientalismo, a crise climática e a justiça climática.

Como concorrer?

Pode candidatar-se através no website da Fundação Príncipe Claus. O prazo para a apresentação de candidaturas é 26 de Agosto de 2021, às 23h00 (CEST).