CABO VERDE: NEREIDA DELGADO TERMINA MESTRADO EM TEATRO
8 de Junho de 2022
CAPE VERDE: NEREIDA DELGADO FINISHES HER MASTER'S DEGREE IN THEATER
Thanks to a PROCULTURA scholarship, Nereida was able to fulfill her dream of studying theater (author/director option) at the University of Évora in Portugal. Originally from Cape Verde, she tells us that community theater, although timidly, is developing more and more in her country. "Community Theater - Teaching Theater and Citizenship" is the topic she chose for her thesis, seeking to encourage dialogue around political, social, ethical and aesthetic topics.
CAP-VERT : NEREIDA DELGADO TERMINE SON MASTER DE THÉÂTRE
Grâce à une bourse de PROCULTURA, Nereida a pu réaliser son rêve de suivre des études de théâtre (option auteur/metteur en scène) à l'Université d'Évora au Portugal. Originaire de Cap-Vert, elle nous raconte que le théâtre communautaire, bien que timidement, se développe de plus en plus dans son pays. "Théâtre communautaire - enseignement du théâtre et de la citoyenneté" est le sujet qu'elle a choisi pour la rédaction de sa thèse, cherchant à encourager le dialogue autour des sujets politiques, sociaux, éthiques et esthétiques.
“Estudar Teatro, sempre foi um dos meus maiores desejos, pois é algo que sempre me cativou, por tudo o que ele é capaz de nos proporcionar e nos permitir fazer, pois ele é libertador ao mesmo tempo desafiador!”
Com a bolsa do PROCULTURA, Nereida realizou o sonho estudar Teatro – especialidade ator/encenador – na Universidade de Évora, em Portugal.
Cabo-verdiana de gema, conta-nos que na sua terra, mesmo que de forma tímida, o teatro comunitário tem ganho espaço, mesmo sendo ainda preciso um aprofundamento e uma reflexão que dê mais qualidade e intenção às práticas desenvolvidas. Foi a este tema que se debruçou na sua tese de mestrado.
“Com intuito de tentar mudar esse cenário, enriquecendo o que já existe e propondo outras formas de teatro comunitário, nomeadamente envolvendo e criando junto “com a comunidade”, escolhi o teatro por comunidade, sendo o meu projeto Teatro comunitário – ensino de teatro e cidadania”. Centrou-se nos pressupostos de Augusto Boal, procurando estimular a discussão e problematização de assuntos políticos, sociais, éticos e estéticos. Essa discussão foi realizada de forma ativa, para que a postura de praticantes e espectadores pudesse constituir relevância face a conflitos, objetivos, desejos e problemas sentidos pela comunidade.”
O projeto desenvolveu-se na comunidade de Safende, situada na cidade da Praia, ilha de Santiago (Cabo Verde), sob forma de oficina de expressão e criação teatral, ao longo de 4 meses, e teve como objetivo desenvolver uma relação criativa e de cumplicidade com os membros da comunidade, a partir de práticas teatrais colaborativas, que possibilitou trazer para a cena as suas vivências e seu quotidiano. O resultado do processo de criação, um espetáculo teatral ao qual foi dado o nome de “Rialidadi”, foi partilhado com a comunidade proporcionando uma reflexão alargada.
Nereida é agora mestre na disciplina e vai levar toda a aprendizagem até Cabo Verde, continuando o projeto e alargando-o a outras comunidades. Pretende publicar o seu trabalho num livro, depois de organizar e ministrar mais oficinas de curta duração, workshops, rodas de partilha, entre muitas outras atividades e parcerias. Vai continuar a estudar e a pesquisar.