MOSTRA TRI*PÉ – Artes Performativas Made in Cabo Verde.
10 de Fevereiro de 2025
Teve lugar, de 17 a 26 de Janeiro, na Cidade da Praia, a Mostra TRI*PÉ - Artes Performativas Made in Cabo Verde!
Uma oportunidade única de vivenciar a riqueza cultural e artística de Cabo Verde, com a participação de vários artistas da Praia, do Mindelo, mas também da Guiné-Bissau, que apresentaram os seus mais recentes trabalhos performativos.
As performances tiveram lugar no Centro Cultural Português da Praia e no Palácio da Cultura Ildo Lobo e tiveram uma forte adesão por parte do público.
A Mostra começou com a peça “A Canção do Estupro” do dramaturgo Caplan Neves e com as participações de Hugo Paz e Débora Melício, seguindo-se Fabrizia Paz com “Tud Uke Inda N K’Oya”.
O artista Djam Neguin apresentou a sua recente peça “AMIL.CAR” e Zenaida Alfama trouxe-nos “Maumdia”.
Foi também o momento da estreia absoluta da peça “As Seis Mulheres de Amílcar” com interpretação de Mano Preto e Nádia Monteiro Nenque, baseado no texto de Mário Lúcio Sousa. Uma performance realizada em parceria com a Fundação Amílcar Cabral e o projeto Ur-GENTE (financiado pelo PROCULTURA).
“Sacralidade” foi o título da peça, com que Rosy Timas, encerrou da melhor forma esta Mostra Tri*Pé.
O “Projeto Tri*Pé – Três Ilhas, Três Artes”, é um dos polos de criação artística fomentado através do Projeto PROCULTURA e é implementado de forma colaborativa pela Associação Mindelact (São Vicente), a Associação Cultural Projeto Chiquinho (São Nicolau) e a Associação Cultural Raiz di Polon (Praia).
Com curadoria de Sofia Berberan e Coordenação de João Branco, o Tri*Pé tem supervisão e acompanhamento pela Fundação Calouste Gulbenkian.





