Saltar para o conteúdo

Semana da Moda em Dacar focada na sustentabilidade e na inclusão

22 de Dezembro de 2021


A Semana da Moda em Dacar decorreu de 17 a 19 de Dezembro e contou com a presença de 18 designers de moda do continente africano.

A Semana da Moda em Dacar vai na sua 19ª edição. Este ano, teve como temas centrais a inclusão e a sustentabilidade. O evento foi realizado ao ar livre, numa floresta de embondeiros, procurando sensibilizar os participantes para a responsabilidade de garantir práticas sustentáveis na indústria da moda. Simultaneamente, e de acordo com Adama Ndiaye, a fundadora do evento, a centralidade da questão da inclusão pretende contrastar com os padrões de beleza muito rígidos da moda ocidental. Ndiaye, criadora do primeiro desfile da Semana da Moda Negra em Paris, estabelece quotas mínimas elevadas para as mulheres designers e chegou a vedar o acesso a modelos que utilizam cremes de despigmentação da pele.

A Semana da Moda do Dacar contou com a participação de 18 designers do continente, como a guineense Bibas, o moçambicano Nivaldo Thierry e a senegalesa Moussa Versailles. De acordo com Moussa Versailles, a sua colecção Hope procura mostrar que é possível reutilizar o desperdício que produzimos, utilizando plástico reciclado nos seus vestidos.

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos

Utilização de acordo com a nossa Política de Privacidade.