Saltar para o conteúdo

ALAIM – Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo

Formação artística na base da colaboração e interdisciplinaridade

A ALAIM é um espaço de formação em diversas áreas artísticas, com enfoque nas artes performativas.

ALAIM (the Portuguese acronym for Mindelo’s Free Academy of Integrated Arts) is an art education centre with a particular focus on the performing arts, based on the principles of collaboration and inter-disciplinarity. ALAIM is project that aims above all, to render social and cultural dignity to all children, youth and adults who, despite their difficult living conditions, find in art a way to carry on, and didn’t have a place to rehearse, learn, experiment and show their talents.

A ALAIM é um espaço de formação para crianças, jovens e adultos, em diversas áreas artísticas, com enfoque nas artes performativas – teatro, expressão corporal, dança, vídeoarte e expressão vocal – e nos princípios da colaboração e da interdisciplinaridade. O ensino é realizado de forma integrada, sendo disponibilizadas aulas de diversas áreas num espaço comum. Para além das actividades de educação cultural e artística, a ALAIM é um espaço de acolhimento para artistas durante os processos de ensaio e de preparação de seus espectáculos, procurando assim contribuir para a dinamização das artes na cidade.

A materialização deste sonho, no Mindelo, foi possível através de um conjunto alargado de parcerias do setor privado, de duas campanhas de crowdfunding, em Portugal e no Brasil, de uma campanha em Cabo Verde e do Alto Patrocínio da Presidência da República de Cabo Verde. O espaço da ALAIM é propriedade da empresa Ímpar – Seguradora de Cabo Verde, cedido à organização, e foi recuperado pela atelier de arquitectura mindelense de Adelino Santos.

“A ALAIM – Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo é um projecto que pretende acima de tudo dignificar cultural e socialmente todas as crianças, jovens e adultos que, apesar das graves dificuldades em que vivem, encontram na arte uma forma de continuar a viver e não tinham um espaço onde pudessem ensaiar, aprender, experimentar e mostrar os seus talentos”.

Sector

Espaços de Educação e Cultura
País

Cabo Verde
Web

Facebook

Morada Alto de Morabeza, Mindelo, Cabo Verde

Endereço electrónico alaimindelo@gmail.com