Saltar para o conteúdo

Atelier Mar

De Cabo Verde para o mundo

O Atelier Mar intervém na revalorização da cerâmica e na formação profissional de jovens, procurando promover o empreendedorismo social no país.

Atelier Mar, is a cooperative and training centre, founded in 1979 in São Vicente. Working on the revitalization of ceramics and on vocational training for young people self-fulfillment, it has broaden its projects to support community development and promote training programmes in other areas and technologies. Today, it has a diverse network of national and international partners, putting into practice its motto “from Cape Verde to the world”.

O Atelier Mar, cooperativa e centro de formação, foi criado em 1979 em São Vicente. Intervindo na revalorização da cerâmica e na formação profissional que estimulasse a auto-realização de jovens, veio alargando a sua área de actividades para apoiar o desenvolvimento comunitário e continuar a formação com outras tecnologias, tais como: serigrafia, pequena carpintaria, vídeo e diaporama, design gráfico e de equipamentos, design de habitação e fabricação de materiais de construção com tecnologias adaptadas, bem como tecnologias alternativas para a actividade agrícola. Entre estas áreas, destacam-se os programas de cerâmica, madeira, e pedra, no âmbito dos quais o Atelier desenvolve uma pequena produção de peças nas suas oficinas da Matiota,
em Mindelo. O Atelier Mar procura ter uma actuação para o desenvolvimento sustentável das comunidades e grupos com quem trabalha, valorizando o artesanato, o design e a cultura como pilar de desenvolvimento. Promove o empreendedorismo social e a Economia Solidária, numa sociedade em que o mercado produziu enormes desigualdades sociais, e assume como missão apoiar a capacitação, produção e/ou distribuição de bens e serviços com qualidade, competitividade e rentabilidade, usando factores e recursos produtivos escassos, mas implicando a geração de rendimentos para os grupos envolvidos. Ao longo destas décadas, o Atelier Mar tem promovido iniciativas de desenvolvimento local e animação comunitária na periferia urbana do Mindelo, em comunidades piscatórias e no meio rural de São Vicente, e em Lajedos, Santo Antão, centrados na valorização das pessoas e na procura de soluções, modos de fazer, que respondam aos desafios ambientais do arquipélago. Sendo hoje uma organização reconhecida no país e no exterior, dispõe de uma alargada rede de parceiros, públicos e privados, nacionais e estrangeiros, colocando em prática o lema “de Cabo Verde para o Mundo”.

Sector

Espaços de Educação e Cultura
País

Cabo Verde
Web

Web-site

Morada CP 190 Mindelo – Cabo Verde

Endereço electrónico atmar@cvtelecom.cv