Saltar para o conteúdo

Bombu Mininu

Laboratório de processos colaborativos e criativos


Bombu Mininu

In the Cape Verdean language, on the island of Santiago, Bombu Mininu means carrying the child on one's back, an ancestral African custom. Producer Miriam Simas and her husband, dancer António Tavares, both originally from Cape Verde, have always dreamed of a space as an extension of their own home. Bombu Minimu is a space of education and culture, which functions as a production box of cultural events between its doors but also beyond (in other cultural spaces), selling books and records.


Bombu Mininu

En langue capverdienne, sur l’île de Santiago, Bombu Mininu signifie porter l’enfant sur son dos, une coutume africaine ancestrale. La productrice Miriam Simas et son mari, le danseur António Tavares, tous deux originaires du Cap-Vert, ont toujours rêvé d’un espace comme extension de leur propre maison. O Bombu Minimu est un espace d’éducation et de culture, qui fonctionne comme une boîte de production d’évènements, de vente de livres et de disques, d’organisation de débats conviviaux, cycles de cinéma, lancement de livres, expositions, concerts et d’accueil de résidences artistiques.


O Bombu Mininu criou um espaço novo na cidade do Mindelo - promove encontros e tertúlias e atrai agentes culturais, artistas e criadores.

Em língua cabo-verdiana, na variante da ilha de Santiago, Bombu Mininu significa carregar a criança às costas, um costume ancestral africano. A mãe leva o filho pequeno às costas, amarrado com um pano, enquanto ela gere os afazeres de casa. Este contacto íntimo permite estreitar laços e, por isso, é também um acto de afecto e transmissão de valores.

A produtora Miriam Simas e o marido, o bailarino António Tavares, ambos cabo-verdianos, sempre idealizaram um espaço que fosse extensão da própria casa (residiram primeiro na Costa da Caparica, em Portugal, e depois na cidade do Mindelo, em Cabo Verde). As casas sempre foram espaço de partilha de ideias, de encontro de artistas e de acolhimento de criativos. O Bombu Mininu representa isso mesmo – um espaço acolhedor e que permite a partilha criativa.

É um espaço de educação e cultura, que funciona como produtora de eventos culturais dentro e fora de portas (em outros espaços culturais), vende livros e discos, promove tertúlias, ciclos de cinema, lançamentos de livros, exposições, concertos e acolhe residências criativas.

Localizado na rua São João, no centro de Mindelo, é um espaço onde se pode beber um chá ou uma aguardente da terra, ouvir música de Cabo Verde e do mundo exclusivamente em vinil, adquirir um livro e artesanato nacional, assistir a um concerto ou a um filme, partilhar ideias numa tertúlia, ver uma exposição de pintura ou fotografia e conhecer artistas em residência.

O Bombu Mininu criou um espaço novo na cidade do Mindelo. Ao promover encontros e tertúlias, e atrair um público de agentes culturais, artistas e criativos, abriu-se um espaço que permite a criação de projectos colaborativos e a partilha de conhecimento, processos muito ligados à história da cidade. Foi nespaço um semelhante, a Galeria Nho Djunga que, no início dos anos de 1980, nasceu o festival Baía das Gatas e o pintor Kiki Lima fez a primeira exposição. Na Galeria Alternativa, também semelhante ao Bombu Mininu, nasceu o movimento que deu origem à Revista Ponto & Virgula, que marca a época pela intervenção crítica.

Bombu Mininu é actualmente uma das referências na cidade em termos de espaços criativos. Contribui para grandes eventos culturais em São Vicente como um espaço “after hours” para a congregação de artistas. É um espaço para todos – para Tchalê Figueira, um pintor consagrado, e Zurc, um jovem ilustrador em início de carreira.

Entre os constrangimentos enfrentados, Miriam Simas e António Tavares referem o excesso de burocracia na renovação de licenças em todos os serviços públicos.

Ambicionam, no futuro, evoluir para uma escola de artes performativas transnacional.

Sector
Espaços de Educação e Cultura
País
Cabo Verde
Região
Mindelo
Web

Facebook

Instagram

Morada 

V2P6+5F8, Rua Sao Joao, Mindelo, Cape Verde

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos