Saltar para o conteúdo

Chá de Caxinde – Associação e Editora

Uma associação, uma editora e uma livraria aberta ao público

Chá de Caxinde foi criada por uma centena de sócios, a partir de uma tertúlia de cidadãos focados nos valores identitários angolanos.

The Association Chá de Caxinde was born out in 1989, of regular cultural meetings of a hundred of citizens focused on Angolan identity values. Its headquarters are located in the National Film Theater (Cine-Teatro Nacional), in Luanda. This is where its triangular organisational model is translated into practice: the Association, a publisher / bookstore (with about 150 books of the most prestigious national authors) and the Espaço Verde’s (green space), a dining and events’ area.

A Associação Chá de Caxinde, criada em 1989 por uma centena de sócios, a partir de uma tertúlia de cidadãos angolanos focados nos valores identitários angolanos, tem sede no edifício do Nacional Cine-Teatro no centro de Luanda. Nos seus 30 anos de existência e de ação, foi conhecendo diversas transformações adaptativas: começou por ser uma unidade e agora é um cacho, um modelo organizativo triangular que partilha a mesma sede e instalações – no vértice central a Associação e em cada um dos outros vértices, de um lado uma Editora / Livraria (empresa) e do outro o Espaço Verde (concessionado a uma empresa de restauração aberta ao público) mas onde se realizam os eventos.

A Associação emprega 8 a 10 pessoas (homens e mulheres, abaixo e acima dos 30 anos) e, para além do seu auto-financiamento, tem acesso ao concurso do Fundo de Apoio do Ministério da Cultura, tem ligações a diversas redes nacionais e internacionais.

O seu principal projeto presente-futuro foca-se na recuperação da sala de espetáculos do Nacional Cine-Teatro, que além de constituir um imperativo de Património, viabilizará a dinamização do espaço (situado no coração da “Baixa”) com programação diversificada e com múltiplos efeitos nas economias criativas.

A Novo Chá de Caxinde – Editores e Livreiros, foi criada em 2000/2001, na sequência de iniciativas editoriais e livreiras que vinham desde 1997.Tem um acervo literário com cerca de 150 livros, com alguns dos autores mais prestigiados das letras angolanas. Mantém e sempre manteve uma livraria aberta ao público, e conta com cinco colaboradores permanentes. Recentemente reformulou a sua cadeia de produção editorial – com recurso a free-lancers – passou de soluções fora do país, com os inconvenientes do vai-vém (distância e burocracias) para soluções em Angola. Num plano mais estrutural é destacada a falta de um Plano Nacional de Leitura e a desregulação do mercado.

Sector

Editoras e Livrarias
País

Angola
Onde encontrar

Web

Facebook

Morada R. do Ver. Prazeres 41 – 41 A, Luanda, Angola

Endereço electrónico editora_caxinde@hotmail.com