Saltar para o conteúdo

Chá de Caxinde – Associação e Editora

Uma associação, uma editora e uma livraria aberta ao público


Chá de Caxinde – Association and publisher

The Association Chá de Caxinde was born out in 1989, of regular cultural meetings of a hundred of citizens focused on Angolan identity values. Its headquarters are located in the National Film Theater (Cine-Teatro Nacional), in Luanda. This is where its triangular organisational model is translated into practice: the Association, a publisher / bookstore (with about 150 books of the most prestigious national authors) and the Espaço Verde’s (green space), a dining and events’ area.


Chá de Caxinde – Association et éditeur

L’Association Chá de Caxinde est née en 1989, de réunions culturelles régulières d’une centaine de citoyens axés sur les valeurs identitaires angolaises. Son siège social est situé dans le Cinéma National (Cine-Teatro Nacional), à Luanda. C’est là que son modèle d’organisation triangulaire se traduit dans la pratique : l’Association, un éditeur / librairie (avec environ 150 livres des auteurs nationaux les plus prestigieux) et l’Espaço Verde (espace vert), un espace de restauration et d’événements


Chá de Caxinde foi criada por uma centena de sócios, a partir de uma tertúlia de cidadãos focados nos valores identitários angolanos.

A Associação Chá de Caxinde, criada em 1989 por uma centena de sócios, a partir de uma tertúlia de cidadãos angolanos focados nos valores identitários angolanos, tem sede no edifício do Nacional Cine-Teatro no centro de Luanda. Nos seus 30 anos de existência e de ação, foi conhecendo diversas transformações adaptativas: começou por ser uma unidade e agora é um cacho, um modelo organizativo triangular que partilha a mesma sede e instalações – no vértice central a Associação e em cada um dos outros vértices, de um lado uma Editora / Livraria (empresa) e do outro o Espaço Verde (concessionado a uma empresa de restauração aberta ao público) mas onde se realizam os eventos.

A Associação emprega 8 a 10 pessoas (homens e mulheres, abaixo e acima dos 30 anos) e, para além do seu auto-financiamento, tem acesso ao concurso do Fundo de Apoio do Ministério da Cultura, tem ligações a diversas redes nacionais e internacionais.

O seu principal projeto presente-futuro foca-se na recuperação da sala de espetáculos do Nacional Cine-Teatro, que além de constituir um imperativo de Património, viabilizará a dinamização do espaço (situado no coração da “Baixa”) com programação diversificada e com múltiplos efeitos nas economias criativas.

A Novo Chá de Caxinde – Editores e Livreiros, foi criada em 2000/2001, na sequência de iniciativas editoriais e livreiras que vinham desde 1997.Tem um acervo literário com cerca de 150 livros, com alguns dos autores mais prestigiados das letras angolanas. Mantém e sempre manteve uma livraria aberta ao público, e conta com cinco colaboradores permanentes. Recentemente reformulou a sua cadeia de produção editorial – com recurso a free-lancers – passou de soluções fora do país, com os inconvenientes do vai-vém (distância e burocracias) para soluções em Angola. Num plano mais estrutural é destacada a falta de um Plano Nacional de Leitura e a desregulação do mercado.

Sector
Editoras e Livrarias
País
Angola
Onde encontrar
Web

Facebook

Morada R. do Ver. Prazeres 41 – 41 A, Luanda, Angola

Endereço electrónico editora_caxinde@hotmail.com

 

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos

Utilização de acordo com a nossa Política de Privacidade.