Saltar para o conteúdo

Elinga Teatro

Elinga: acção, iniciativa, exercício

“Elinga” deriva do Umbundo: significa ação, iniciativa, exercício. A Associação Elinga Teatro desdobra-se em três vertentes.

“Elinga” comes from the Umbundo language and means action, initiative, exercise. The association Elinga Teatro works in three areas: theatre, with theatre and dance groups; visual arts, having a gallery with temporary exhibits; and training and dissemination. In 2018, the Elinga Theatre and Arts Festival of Luanda hosted 13 theatre groups from three continents.

“Elinga” deriva do Umbundo: significa ação, iniciativa, exercício. O Elinga Teatro foi criado em 1988, sendo o sucessor de uma série de grupos de teatro que partilharam entre si o mesmo director artístico e uma parte considerável do corpo de atores: o grupo Tchinganje (1975/76), o Xilenga- Teatro (1977/80) e o Grupo de Teatro da Faculdade de Medicina de Luanda (1984/1987).

Em 1999, foi constituída, formalmente, a Associação Cultural Elinga-Teatro, uma associação sem fins lucrativos que se desdobra em três vertentes distintas: a vertente teatral, que se materializa em vários grupos de teatro e de dança, que aí desenvolvem as suas atividades; a vertente de artes plásticas, consubstanciada numa galeria para exposições temporárias e a vertente formativa e de divulgação, onde decorrem seminários, cursos, estágios e debates de cariz cultural e onde se editam conteúdos relacionados com as atividades realizadas pela associação.

Actualmente, coexistem neste espaço o grupo de teatro Elinga, a companhia de dança Mónica Ana Paz, o atelier Mwanby, um cineclube, um grupo de capoeira, um bar, uma galeria de arte e um auditório onde são realizados seminários, debates e formações.

A Associação Cultural Elinga-Teatro tem dinamizado, desde 2014, o Festival Internacional de Teatro e Artes de Luanda ELINGA. Em 2018, ano em que o Grupo Elinga-Teatro celebrou o seu trigésimo aniversário, o festival contou com a participação de 13 grupos de teatro angolanos, cabo-verdianos, argentinos, brasileiros, moçambicanos e portugueses.

Sector

Artes Performativas
País

Angola
Web

Web-site

Morada Largo Tristão da Cunha 17, Luanda, Angola

Endereço electrónico eliganteatro@gmail.com