Saltar para o conteúdo

Galinhas de Kikolo

Já andam pelo mundo as galinhas do kikolo


Galinhas de Kikolo

The group Galinhas de Kikolo (Kikolo chickens, literally) was born out of a small family cluster that included people with physical disabilities. After a workshop on painting, collage and paper recycling techniques, they began producing animals with hand-painted papier maché. Nowadays, the well-known Kikolo Chickens are available in shops in Luanda, or in arts and crafts markets.


Galinhas de Kikolo

Le groupe Galinhas de Kikolo (poulets Kikolo, littéralement) est né d’un petit groupe familial qui comprenait des personnes handicapées physiques. Après un atelier sur les techniques de peinture, de collage et de recyclage du papier, ils ont commencé à produire des animaux avec du papier mâché peint à la main. De nos jours, les célèbres poulets Kikolo sont disponibles dans les magasins de Luanda ou dans les marchés d’art et d’artisanat.


O grupo Galinhas de Kikolo começou a produção de animais de papier maché, pintados à mão.

O Grupo de Artesanato Galinhas de Kikolo, de Luanda, surge a partir de um pequeno núcleo familiar, constituído, em parte, por pessoas portadoras de deficiências físicas e que começa por, em 2008, reciclar caricas de garrafas. Em 2011, a ONG Grupo Amizade em Angola dinamizou, com esse grupo, uma formação em técnicas de pintura, colagem, utilização de papier maché (papel amassado com água) e reciclagem de papel. O domínio destas técnicas permitiu-lhes começar a produção de animais feitos a partir de papier maché, destacando-se as galinhas pintadas à mão.

Atualmente, trabalham 16 pessoas no Grupo de Artesanato das Galinhas do Kikolo, 9 das quais portadoras de deficiências motoras. Esta iniciativa tem permitido garantir a  integração no mercado de trabalho de pessoas portadoras de deficiências físicas do bairro de Kikolo, uma zona periférica de Luanda, pobre e com baixos índices de escolaridade.

As famosas “Galinhas do Kikolo” estão disponíveis em lojas pela cidade, no Aeroporto Internacional de Luanda, em feiras de artesanato, e por encomenda. A notoriedade nacional e internacional das “Galinhas” tem crescido, e nos últimos o governo angolano adquiriu obras ao grupo para exibir em várias exposições no estrangeiro, como no Pavilhão Angola da “Expo-Milão”, em 2015, ou no “Afrifest”, em Houston. Simultaneamente, o Grupo foi reconhecido pelo Ministério do Ambiente de Angola pelo seu trabalho no âmbito da reciclagem e da sustentabilidade ambiental.

Futuramente, o Grupo de Artesanato Galinhas do Kikolo ambiciona criar uma cooperativa ou empresa para poder exportar os seus produtos, e abrir uma loja própria no centro da cidade de Luanda.

Sector
Design e Artefactos
País
Angola
Web

Facebook

Endereço electrónico galinhasdokikolo.cacuaco@gmail.com

NEWSLETTER FUTUROS CRIATIVOS

Subscreva a Newsletter Futuros Criativos

Utilização de acordo com a nossa Política de Privacidade.