Saltar para o conteúdo

MOV’ART

Arte em movimento

A MOV’ART é uma galeria de arte que iniciou o seu percurso com o conceito pop-up, um conceito de mobilidade.

MOV’ART is a art gallery that started with a pop-up approach, a movement concept, to promote Angolan artists by exhibiting their works in Luanda’s emblematic places, as well as in other countries. The gallery also works on corporate curatorship and contemporary arts consultancy and promotes cultural events, art residencies and social programmes.

A MOV’ART é uma galeria de arte angolana fundada em 2014 na cidade de Luanda. Iniciou o seu percurso com o conceito pop-up, um conceito de mobilidade, que adoptou para promover os artistas angolanos, exibindo as suas peças em locais emblemáticos da cidade bem como em cidades de outros países. No início do ano de 2017, após 15 exposições realizadas, a galeria abriu o seu espaço físico em Luanda, apresentando obras de arte contemporânea de artistas angolanos e lusófonos através de exposições bimestrais.

Desde então, a MOV’ART participou em várias feiras internacionais de arte em Nova York, Londres, Miami, Cidade do Cabo e Joanesburgo entre outros. Representando artistas africanos de língua portuguesa o projecto da MOVART assenta em quebrar estereótipos, mostrando um lado da cultura africana que é pouco conhecido para o resto do mundo.

No âmbito da promoção e divulgação de artistas e da arte contemporânea angolana, a MOV’ART presta serviços de curadoria corporativa, consultoria em arte contemporânea, organiza eventos culturais, programas sociais e residências artísticas. Essa diversidade de iniciativas está alicerçada em redes colaborativas nacionais e internacionais, com galerias e agentes culturais que partilham os seus objectivos. Mantendo um olhar atento para o panorama cultural do continente e do mundo têm como missão “especializarmo-nos na arte contemporânea dos PALOP e diáspora. Perspectivamos, enquanto galeria e projecto, promover os nossos artistas e a arte e cultura de Angola e consequentemente africana, pelo mundo. Acreditamos aqui existe potencial e valor artístico em Angola, e em toda África.”

Consideram contudo que: “É inevitável referir que necessita de acontecer um “boom” cultural e educacional para que possa haver um maior conhecimento e acesso a tudo o que se faz no continente africano e no mundo, principalmente no sector artístico e não só”, reconhecendo a necessidade de maiores apoios das instituições para facilitar o acesso à cultura e a divulgação internacional da arte angolana e africana.

Sector

Artes Visuais
País

Angola
Web

Web-site 

Morada Avenida 4 de Fevereiro, Espaço Comercial Baía de Luanda

Endereço electrónico gallery@movart.co.ao

Facebook