Saltar para o conteúdo

Musa&CO

Mudanças “mínimas” de grande impacto social e ambiental

Uma dupla de jovens angolanos instou o seu atelier na periferia de Benguela e criam peças únicas de decoração.

A duo of young Angolans opened the workshop of Musa&co in the outskirts of Benguela. Concerned with ethical and environmental sustainability issues they create unique decoration and accessory pieces. They work with local natural fibres (e.g., banana leaves) in collaboration with people from local communities.

Esta dupla de jovens angolanos instalaram o seu atelier na periferia de Benguela (num terreno onde funciona uma carpintaria) e é partir de lá que se criam peças únicas de decoração e acessórios, produzidas por artesãos e com preocupações éticas e de sustentabilidade ambiental.

Os fundadores do Musa & co. não podiam ser mais complementares: à paixão por têxteis e formação em design sustentável (em Londres) de Sofia Mateus juntou-se a visão vanguardista para negócios sustentáveis de cariz agrícola de Ivan Morais. Juntos criaram a marca Musa & co., um projecto norteado, acima de tudo, por valores e respeito pela natureza.

Os produtos são realizados a partir de fibras naturais (nomeadamente da bananeira) e através de métodos não invasivos. Desde a produção à extração, tratamento e processamento das fibras, procuram trabalhar num ciclo  o mais autónomo possível de uso e reaproveitamento de material mitigando os desperdícios e o impacto ambiental. O nome da marca encaixa perfeitamente na noção de “inspiração” e sendo a exploração de fibra de bananeira o motor do projecto (para quem desconhece “musa” é o nome científico da planta).

Toda a matéria-prima a partir da qual trabalham  é de produção local assim como a mão-de-obra, tentando empregar mais pessoas à medida que o negócio floresça e haja condições. No momento contam com a participação de três colaboradores, jovens na faixa etária dos 20 anos sem grandes perspectivas profissionais mas com força, técnica e determinação para desempenhar as suas novas funções ao mais alto nível.

A preocupação com o impacto ambiental está tanto nas práticas de trabalho como nos aspectos sociais. Faz parte do projeto de Musa&co. sensibilizar para os problemas ambientais, tendo consciência que estes estão intrinsecamente ligados aos problemas sociais de Angola. Assim, o blog Minimal pretende “incentivar e ajudar à adesão de uma rotina simples realçando o valor de mudanças “mínimas” mas de grande impacto nesta viagem a que chamamos vida e divulga de forma leve e simples dados e dicas que podem ajudar a mudar e melhorar o nosso dia a dia”. Promovem conversas sobre o Ambiente nas redes sociais, onde abordam temas como o plástico nos oceanos, a caça furtiva e o comércio ilegal de marfim. Defendem que a responsabilidade do combate aos problemas ambientais é certamente dos governos mas igualmente de todos os cidadãos.

Sector

Design e Artefactos
País

Angola
Web

Facebook

Morada Musa&co., Estrada Golfo, Quilamba Quiaxi, Luanda

Endereço electrónico info@musaandco.com