Saltar para o conteúdo

Okutiuka

A incessante procura de caminhos

A Okutiuka está intrinsecamente envolvida em rituais festivos da cidade - o Carnaval e o Festival de Rock.

Okutiuka is an Angolan NGO with a social mission, created during the war. It begun with playful activities for children, who gradually came to realise that they had in Okutiuka a safe haven and a welcoming home, and adopted it as theirs. Nowadays, Okutiuka is an integral part of Huambo’s festive calendar – Carnival and the rock festival (O Rock Lalimwe Eteke Ifa - Festival de Rock). The latter is one of the few in southern Africa and constitutes an important opportunity for promotin the local ec

ONG Angolana fundada em 1995, durante a guerra, a OKUTIUKA começou por actividades lúdicas para crianças que progressivamente foram percepcionando que ali tinham um refúgio e ali começaram a viver em comunidade. Na contínua “reciclagem” das ruínas da antiga Fábrica de Laticínios, tem decorrido o acolhimento e a reinserção social das crianças e jovens, que em 2018 incluía 48 residentes.

A organização também está intrinsecamente envolvida em rituais festivos da cidade – o Carnaval e o Festival de Rock (O Rock Lalimwe Eteke Ifa – ORLEI). Também “naturalmente” a OKUTIUKA foi-se constituindo numa plataforma de pequenos pólos de atividades geradoras de rendimentos para promover a emancipação e profissionalização dos seus educandos: cabelos, desenho / BD, TIC, costura, sonoplastia, cozinha,  envolvendo actualmente cerca de 30 jovens.

O principal projecto próximo futuro é a criação do Café Cultural OKUTIUKA – com recuperação e reabilitação de outra parcela da ruína da Fábrica – um “Anfiteatro” com espaços polivalentes para Formação, para Exposições e para pequenos eventos.

O Festival de Rock (praticamente o único em Angola e um dos poucos da África Austral) fundado por Sonia Ferreira e Wilker Flores, tem por base pessoas e tertúlias amantes da cultura rock. A 8ª edição (2018) contou com a participação de 14 grupos de rock e com actividades paralelas: exposições, feira de negócios, stands de comidas e bebidas, dentro do recinto e pólos de economia informal na envolvente do recinto. O financiamento está baseado nos patrocínios e a entrada é livre, revertendo os eventuais lucros para a OKUTIUKA.

Este Festival constitui uma importante ocasião de animação da economia local e uma oportunidade para colocar o Huambo na agenda. Foi tema de um documentário, “Death Metal Angola”, de Jeremy Xido, apresentado em festivais de cinema em várias partes do mundo. O principal projeto do festival: construir a ARENA DO ROCK na cidade do Huambo.

Sector

Festividades
País

Angola
Web

Facebook

Morada Comuna da Bandeira – Bairro de S. Brás – ex-Empresa de Laticínios – Cidade Baixa -Huambo

Endereço electrónico okutiuka@huambo.angonet.org