Saltar para o conteúdo

Chiquitos de Benguela

O Chiquitos é um espaço de lazer que procura promover e valorizar a arte e a cultura moçambicana e benguelensa.

Chiquitos is a cultural space, housing a restaurant with mozambican and international food, a bar and an arts and crafts store. Created in 2016 in Benguela, they promote the cultural life of the country and of the region, organize film cycles, concerts and other activities.

Ana Filomena trabalhou em teatro e em espaços culturais em Luanda durante vários anos. Em 2016, inaugurou o Chiquitos em Benguela, na sua terra natal. Actualmente, este espaço de lazer e cultura funciona como café, restaurante, bar, galeria de arte, loja de artesanato e alberga diversos eventos culturais, como concertos e ciclos de cinema. Promove as artes plásticas, a música e o cinema.

O restaurante é uma fusão entre gastronomia tradicional e internacional. Organizam jantares internacionais. Chiquitos é considerado um espaço eclético e um ponto de encontro cultural. Ao longo dos últimos cinco anos têm procurado valorizar o património cultural moçambicano, particularmente de Benguela, gerar emprego e reforçar o valor económico de produtos tradicionais. Actualmente, a iniciativa emprega 12 pessoas.