Saltar para o conteúdo

Era Uma Vez – Atelier Criativo

Uma história sobre reciclagem criativa com final feliz

Atelier de reciclagem criativa, loja e espaço de formação. O objectivo é dar uma segunda oportunidade ao desperdício através dos ofícios das artes.

The story begins in 2016, when Edna, one of the founders, who was already involved in recycling craft work, created a space in Benguela to gather the work of other artisans like herself. The space went gradually from a workshop to a store, and later it started offering training on the arts of creative recycling. The artistic community intends to boost imagination and creativity in the younger generations, encouraging the recycling of old and useless materials to give it a new purpose.

A história começa em 2016, quando Edna, uma das fundadoras, que já desenvolvia trabalho artesanal de reciclagem, decide criar um espaço em Benguela, para acolher o trabalho de outros artesãos como ela. De atelier passou também a loja, e mais tarde a espaço de formação da arte da reciclagem criativa.

Hoje em dia, o Era Uma Vez reúne oficinas de trabalho, venda de artesanato local, recolha de produtos, formação, restauração de peças, decoração, tudo no mesmo espaço, e sempre à volta do mesmo conceito: o reaproveitamento.

A partir de lixo, materiais orgânicos, madeiras, tecidos, plásticos, a comunidade artística acolhida pelo atelier desenvolve todo o tipo de produtos, desde objectos decorativos a acessórios pessoais e bijuteria ou brinquedos, marcando a diferença pela criatividade.

Entre os principais contributos desta iniciativa estão a vertente educativa dedicada a pessoas de todas as idades, a sensibilização e consciencialização para as questões ambientais e o fomento da noção de economia circular, de forma sempre a valorizar o trabalho e técnicas tradicionais transformadoras, que aqui se pretendem bem presentes.

A comunidade artística do Era Uma Vez conta com mais de 30 criativos, maioritariamente angolanos e locais, que expõem e vendem o seu trabalho no espaço da organização. Aqui os amantes destas lides podem ainda contar com o apoio dos artesãos para aperfeiçoar os seus trabalhos com recurso a ferramentas e materiais disponibilizados no atelier, numa perspectiva de incentivo à mudança de consciência ambiental da comunidade.

Sector
Design e Artefactos
País
Angola
Região
Benguela
Produtos
Comunidade Artística, Venda de Artesanato, Formação, Reciclagem Criativa
Onde encontrar
Rua Monsenhor Keilling, 4, Benguela, Angola
Web

Facebook

Instragram

Email